[DatasComemorativas]DiaEconomista_POST

Você sabe por que dia 13 de agosto é Dia do Economista?

A economia está presente na história da humanidade há muito tempo, entretanto com nomes e pensamentos distintos. Nos séculos XV a XVII o Mercantilismo (valorização da reserva de metais preciosos com símbolo de riqueza) era a corrente econômica da época. Já na fisiocracia, corrente do século XVIII, a terra era a principal fonte de riqueza, mas em um esquema de liberalismo econômico elevado.

A linha do tempo também passa por correntes como: Economia clássica, Marxismo, Economia Neoclássica e Escola keynesiana. Em cada época e em cada país há um modelo econômico diferente, pois, nenhuma nação é igual a outra, e os recursos naturais, tecnológicos e sociais não são os mesmos, sendo assim as distinções são necessárias

Hoje, 13 de agosto, é o Dia do Economista. A data foi escolhida pois, no mesmo dia em 1951, a profissão foi regulamentada no Brasil. Para homenagear esses profissionais, a Elsevier te desafia a responder uma pergunta do lançamento  Economia do Meio Ambiente.

Qual é a função da economia dos recursos naturais?

“A economia dos recursos naturais trata da eficiência da alocação do trabalho e do capital dedicados às indústrias extrativas, desenvolvendo muitos conceitos úteis, tais como renda de escassez e custo de uso” (trecho retirado da obra Economia do Meio Ambiente)