Você sabe o que é Engenharia de Qualidade?

Você sabe o que é Engenharia de Qualidade?

A Engenharia da Qualidade é uma ciência exata que tem como objetivo potencializar os resultados das organizações, se utilizando de ferramentas que irão permitir a análise quantitativa da qualidade e produtividade dos produtos ou serviços.

A busca pela qualidade tem sido uma característica marcante na humanidade. O conceito de qualidade vem se aprimorando e ganhando novos contextos com o decorrer da nossa evolução. Se antes construir um machado de boa qualidade era o que definiria a sobrevivência ou não, mas para frente na história este conceito de qualidade foi destinado aos artesãos, e passou a não caracterizar viver ou morrer, e sim, maior qualidade maior relevância artística, logo, mais fama e dinheiro. Com a chegada da Revolução Industrial e a produção em série, a qualidade era inspecionada pelos supervisores de produção, e hoje, num mundo globalizado, a busca pelo diferencial de qualidade é o que torna uma empresa competitiva e é o que definirá seu sucesso ou fracasso.

A área de Gestão e Engenharia da Qualidade é um dos pilares da Engenharia de Produção. No ambiente competitivo, a área de Qualidade tem relevância tanto no âmbito organizacional, como na governança ou requisito de ingresso em cadeias produtivas e, por vezes, como mecanismo regulador do comércio entre nações, na forma de barreiras técnicas.

Leia mais sobre Engenharia da Qualidade

Apesar de ser uma área consolidada, a constante evolução dos meios de produção, bem como a crescente importância do setor de serviços na matriz macroeconômica e o aumento de complexidade das cadeias produtivas, lançam novos desafios aos pesquisadores e as organizações para criação e adequação dos modelos, ferramentas e técnicas dessa área. A abordagem de gestão com enfoque na sustentabilidade e responsabilidade social complementa o cenário de desafios que podem ser estudados por meio da Gestão e Engenharia da qualidade.

A área da Qualidade, embora tenha forte embasamento na área de teoria dos sistemas, adota didaticamente a subdivisão em Gestão e Engenharia da Qualidade. Essa segmentação remete ao repertório central de modelos, ferramentas e técnicas utilizados nas análises.

Confira os tópicos principais de pesquisa em Gestão de qualidade e Engenharia da Qualidade:

Gestão da qualidade Engenharia da qualidade
1. Gestão da qualidade total 1. Controle estatístico de processo
2. Modelos de excelência em gestão 2. Otimização experimental de produtos e processos (DOE)
3. Qualidade em Serviços 3. Manutenção e Confiabilidade
4. Modelos Normativos (ISO 9000, 14000, 22000 etc.) 4. Seis sigma e lean sigma
5. Gerenciamento de processo e reengenharia 5. Técnicas quantitativas aplicadas à melhoria da

Qualidade

6. Planejamento da qualidade na gestão do projeto do produto 6. Aplicação de ferramentas, métodos e práticas no projeto de produtos

GESTÃO DA QUALIDADE É LANÇAMENTO DA ELSEVIER

A obra que foi lançada pela Elsevier no final deste ano, trata da qualidade de forma ampla. De fato, a temática da qualidade incorporou-se ao dia a dia das organizações e deve ser abordada segundo um espectro abrangente que engloba os modelos tradicionais de Gestão da Qualidade; os modelos normativos dos sistemas de gestão; a estrutura de certificação e as tendências mais consolidadas, como o Programa Seis Sigma. Além disso, temas relacionados com a Engenharia da Qualidade, como Controle Estatístico de Processos e ferramentas da qualidade também são abordados. Esta obra, que reúne alguns dos principais especialistas brasileiros das diversas áreas conceituais de qualidade, apresenta uma visão interdisciplinar do tema e possibilita uma perspectiva prática dos diferentes desafios que as organizações enfrentam na busca de um diferencial competitivo.

Conheça a obra Gestão da Qualidade: Teorias e Casos, 3ED.