0106 post interativo celular

Se liga nos conteúdos

Vocês conseguem imaginar um mundo sem celular? Pois bem, o celular não é uma tecnologia antiga! No século passado o rádio, através da propagação de ondas, era o meio de comunicação utilizado nas guerras e na vida. A ideia de criar uma comunicação móvel surgiu em 1947, mas era apenas uma teoria que só foi concretizada em 1973. O telefone móvel, da forma que conhecemos, começou a ser comercializado em 1983 pela Motorola.

Existe uma série de fatores, que fazem com que o funcionamento dos aparelhos celulares sejam eficazes. As antenas são um exemplo de aparato fundamental para uma boa transmissão telefônica.

“Antenas são dispositivos presentes tanto nos transmissores como nos receptores de sistemas de comunicações sem fio. Sua grande importância deve-se ao fato desses dispositivos serem responsáveis por fazer a conversão de ondas guiadas em ondas irradiadas, no caso de antenas transmissoras, e de ondas irradiadas em ondas guiadas, no caso de antenas receptoras. O principal objetivo no projeto de antenas é assegurar que a maior partedaenergiageradapelotransmissoreenviadaatravésdocanalsemfiosejaabsorvida pelo receptor através de sua antena” (trecho retirado da obra Comunicação Móvel Celular).

 

Para se ligar a mais conteúdos do livro, acesse