livro-fisica-em-movimento_18_05

Sabe por qual motivo o dia 19 de maio foi escolhido para comemorar o dia do Físico?

A data faz uma alusão ao dia, no ano de 1905, quando Albert Einstein publicou seus quatro artigos que mudaram a Física do século XX. A escolha se deve ao ano da publicação dos trabalhos – 1905. Ao separar os algarismos, forma a data 19/05.

Para os universitários que estão ingressando no curso de ciências e engenharia, a editora Elsevier apresenta a 1ª edição de “Física do Movimento”, um livro-texto voltado para a formação acadêmica, que apresenta conteúdo em roteiros de atividades, ou aulas, ao invés de capítulos temáticos.

As atividades de que constam as aulas abrangem experimentos em laboratórios, exercícios conceituais, exercícios lógico-dedutivo e de aplicação. O livro concentra-se principalmente na construção da linguagem formal da física, de modo que esta se torne uma ferramenta cognitiva realmente útil para o desenvolvimento de um raciocínio científico, entendido como a capacidade de descrever — e compreender — através da matemática o mundo observável.

Além disso, os formatos, com espaços vazios para desenvolvimento das atividades propostas, visa estimular o trabalho individual ou em pequenos grupos, permitindo assim uma dinâmica de aula com participação ativa dos alunos. O livro é apropriado para o primeiro semestre letivo de curso universitário, tendo a cinemática como tema de estudo.

Para saber mais sobre o Livro Física do Movimento, clique aqui.