Propaganda garante a liderança das marcas

Propaganda garante a liderança das marcas

¹Podemos perceber que muitos produtos ao nosso redor, apesar de bastante conhecidos, precisam ser mostrados aos consumidores de forma contínua. Principalmente quando disputam mercados em que a concorrência é acirrada e as diferenças entre os diversos competidores são pequenas.

O mercado de refrigerantes, por exemplo, sofre a concorrência dos sucos, dos refrescos em pó, da água, da cerveja, do café, do chá e de outras bebidas, além, é claro, das muitas marcas de refrigerantes.

Assim, para um produto como a Coca-Cola, não basta que sua marca seja conhecida e tenha boa imagem. É preciso também que esteja sempre presente aos olhos – aos sentidos e à mente – do consumidor. Não é por outra razão que a Coca-Cola está na internet, nas ruas, na televisão, no rádio, nos cinemas, nas revistas, nos jornais, por toda a parte e todo momento.

E funciona, não é mesmo?

Da mesma maneira que acontece com a Coca-Cola, a propaganda é vital para os principais produtos de consumo, que são mais vendidos quando mais anunciados. E, uma vez que a propaganda aumenta, aos olhos dos consumidores, seu valor de mercado, esses produtos são comercializados por um preço superior.

OMO, Nike, Nestlé, Shell, Kibon e Sadia, além da […] Coca-Cola, são alguns exemplos de marcas líderes em vendas que, ao mesmo tempo, estão entre as maiores anunciantes em suas categorias de mercado; daí é possível concluir-se que há uma relação direta entre esses fatos.

Ademais, mesmo em caso de algum produto apresentar uma característica muito superior à de produtos concorrentes, no qual não é preciso muito esforço para convencer um consumidor a optar por ele, o papel da propaganda é fundamental. E por quê? Por uma simples razão: o consumidor precisa saber disso e precisa ser lembrado disso constantemente.

¹ Trecho retirado do livro Propaganda de A a Z – 4ED

DIA DO PROFISSIONAL DE PROPAGANDA

Mas, para que todo o processo desde a ideia da campanha até a sua veiculação dê certo, é necessário a participação ativa do profissional de propaganda. É ele que dá corpo e forma à propaganda de um produto e trará os resultados da divulgação aos seus clientes. Hoje, dia 17 de outubro, é comemorado o Dia do Profissional de Propaganda. Muito além das peças que vemos na TV, Internet, rádio e veículos impressos, a propaganda envolve sensibilidade, criatividade e percepção do profissional que está por trás de sua criação.