Profissionais da tecnologia em todo o mundo celebram hoje o dia da Informática

Profissionais de tecnologia celebram hoje o dia da Informática

Foi exatamente no dia 15 de agosto que os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram ao mundo o ENIAC, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador. A sigla é abreviação para  Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, algo em nossa língua como: computador integrador numérico eletrônico, assim define-se o primeiro computador de grande escala já criado, seu objetivo principal era realizar cálculos.   

O aparelho foi criado a pedido do exército dos EUA em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele tinha capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160w de potência. Mas vale lembrar, que o ENIAC não foi o primeiro computador a usar válvulas termiônicas: Os também americanos, John Atanasoff e Clifford Berry, criaram em 1939, o ABC (Atanasoft-Berry Computer), um computador construído com o objetivo de resolver sistemas de equações lineares.

O ENIAC era tão grande que era preciso uma sala inteira para sua instalação. Ele tinha 30 toneladas e ocupava uma área de 180m². Na época, foram gastos cerca de 500 mil dólares para sua construção. Seu sistema operacional funcionava através de cartões perfurados, operados por uma equipe de funcionárias do exército. Apesar de ser exibido em 1946, o computador foi acionado pela primeira vez em 1947.

Hoje completam-se 71 anos da criação do ENIAC, data dedicada para celebrar a importância da informática e de seus profissionais, e refletirmos sobre todos os benefícios que ela já trouxe para a humanidade.

¹O QUE É INFORMÁTICA

Informática é a informação automática, isto é, o tratamento da informação de modo automático. Portanto, informática pressupõe o uso de computadores eletrônicos no trato da informação.

O neologismo foi criado na França (informatique), em abril de 1966, como alternativa a information science até então acolhido pela comunidade internacional. Em consequência, mesmo em inglês, em seguida, popularizou-se o termo informatic.

O aspecto que se lhe pretende conferir de ciência acarreta, em busca por sua estruturação formal, o que se deve dar no terreno da semiótica: tem a informática comprometimentos tanto com a área das ciências exatas quanto com a área das ciências sociais.

Pode-se considerá-la como situada na interseção de quatro áreas do conhecimento: Ciência da Computação, Ciência da Informação, Teoria dos Sistemas e Cibernética.

A Ciência da Computação preocupa-se com o processamento dos dados, abrangendo a arquitetura das máquinas e as respectivas engenharias de software, isto é, sua programação; a Ciência da Informação volta-se ao trato da informação, notadamente no tocante a seu armazenamento e a sua veiculação; a Teoria dos Sistemas sugere a solução de problemas a partir da conjunção dos elementos capazes de levar a objetivos pretendidos; a Cibernética preocupa-se com a busca da eficácia, através de ações ordenadas sob convenientes mecanismos de automação.

¹Trecho retirado do livro Informática- Conceitos Básicos – 9ª EDIÇÃO, Elsevier.

Imagem: Wikimedia Commons