tec

Podemos confiar na tecnologia?

A maioria das pessoas sabe, pelo menos rudimentarmente, utilizar um computador para ler seus e-mails, fazer uma pesquisa na Web, acessar as redes sociais, escrever textos, planilhas de dados ou ainda jogar videogames.

Muitos ainda confiam quase que cegamente na tecnologia que lhes é apresentada e não têm a menor ideia do que está acontecendo internamente à máquina que usam no dia a dia. Porém, aqueles que entendem os princípios básicos de programação poderão ter a real consciência do que acontece e, além disso, serão capazes, em alguns casos, de modificar tais processos para obter resultados diferenciados.

Embora as escolas no geral ainda não ensinem programação, acredita-se que no futuro ela venha a ser uma matéria básica como Biologia e Matemática, porque, afinal de contas, um mundo tão permeado pela computação só pode ser compreendido por quem tenha noções de como essas máquinas são programadas. Alguns países da Europa, como o Reino Unido, já estão tornando essa disciplina obrigatória em todas as escolas.

Texto escrito com informações do livro Introdução aos Algoritmos e Programação com Phython.