Petróleo em alta na Elsevier

Petróleo em alta na Elsevier

A crise econômica que o país vem passando envolvendo o petróleo, não deve acabar ainda esse ano. Para entendermos como as empresas tem se movimentado para amenizar o impacto da crise, investimentos em pesquisas se fazem necessárias. Pensando nisso a Elsevier traz para o mercado dois livros voltados para engenharia e explica aos profissionais da área as melhores medidas a serem tomadas, em um momento em que o petróleo enfrenta uma queda de 18% no seu valor.

O lançamento dos livros Aplicações de Pesquisa Operacional na Produção de ‪Petróleo‬ e Gestão de Operações e ‪Logística‬ na Indústria de Petróleo e ‪Gás‬, da Editora Elsevier, ocorreu na última terça-feira (22/03) às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. O evento contou com mais de 80 pessoas que foram prestigiar e receber o autógrafo de Virgílio José Martins Ferreira Filho  e Silvio Hamacher, engenheiros especializados em engenharia de produção e também autores das obras.

O coquetel foi servido já no início do evento. Familiares e amigos, além de diversos entusiastas da engenharia foram recebidos pelos autores, que deram muitos autógrafos durante toda a noite. Quem esteve por lá pôde desfrutar de uma noite agradável de confraternização.

Veja fotos do evento: clique aqui

UM POUCO SOBRE AS OBRAS

Aplicações de Pesquisa Operacional na Indústria Internacional de Petróleo e gás – saiba mais

A obra visa proporcionar aos leitores conhecer diversas aplicações de pesquisa operacional na indústria de petróleo. Além de apresentar todos os segmentos da cadeia de petróleo, desde a exploração, construção de poços, operações de produção, transferência, abastecimento, refino até a distribuição. Diversas técnicas de pesquisa operacional são também ilustradas, tais como Programação Linear, Teoria dos jogos, Programação Inteira, Programação Não Linear, Programação Estocástica, Metaheurísticas e Simulação.

‘’O petróleo é o principal produto comercializado no mercado internacional, atendendo a uma grande parcela das necessidades energéticas globais. Isso significa dizer que, no atual padrão tecnológico, em que a energia fóssil é a força motriz tanto na produção quanto na comercialização de qualquer produto, o petróleo é um dos elementos-chave da economia mundial.’’ (Aplicações de Pesquisa Operacional na Indústria Internacional de Petróleo e gás, Elsevier)

Gestão de Operações e Logística na Produção de Petróleo – saiba mais

Visa proporcionar aos leitores a compreensão dos processos de produção e de apoio logístico nas operações de produção de petróleo e gás natural, enfocando seus principais atores, inter-relações, custos e decisões. Contempla tanto questões do projeto do sistema produtivo quanto do seu planejamento e operação. Estes processos são abordados inicialmente de forma qualitativa e em seguida são apresentadas e discutidas ferramentas quantitativas de apoio ao planejamento e a programação de operações.

‘’No caso da indústria brasileira de petróleo e gás natural, mudanças fundamentais foram introduzidas pela Lei do Petróleo (Lei no 9.478, de 1997), que flexibilizou o monopólio da Petrobras na exploração, produção, importação e no transporte de petróleo e gás natural. A abertura da exploração e produção no Brasil representou uma nova era para a indústria nacional de petróleo e gás.’’ (Gestão de Operações e Logística na Produção de Petróleo, Elsevier)