Alimen

Os benefícios de uma alimentação equilibrada

Hoje, 16 de outubro, é o Dia Mundial da Alimentação. A data celebra a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, no ano de 1945.

O aumento da obesidade e das doenças relacionadas à má alimentação mostra que é necessário um debate consciente sobre a nutrição da população. A relação homem x alimento sempre foi muito debatida, porém a ideia de punição na hora da refeição precisa ser substituída pelo conhecimento sobre nutrientes e benefícios de uma alimentação equilibrada.

¹O peso corporal é um indicador de adequação ou inadequação de energia. O corpo possui a capacidade única de alterar o abastecimento da combinação de carboidratos, proteínas e lipídios para adequar-se às necessidades energéticas. Entretanto, com o tempo, o consumo excessivo ou deficiente de energia resulta em alterações no peso corporal. Assim, o peso corporal reflete a adequação da ingestão energética, mas não é um indicador confiável da adequação de macro ou micronutrientes. Além disso, em decorrência de o peso corporal ser afetado pela composição corporal, uma pessoa com maior massa livre de gordura em relação à massa corporal gorda ou massa corporal gorda em relação à massa livre de gordura pode exigir diferentes quantidades de ingestão de energia em comparação com o padrão médio de uma pessoa.

¹Trecho retirado integralmente do livro Krause Alimentos, Nutricao e Dietoterapia – 13ª edição.