infooo

O que seria de nós sem a informática?

Hoje, 19 de outubro, é o Dia do Profissional de TI! Após tantas revoluções tecnológicas, os especialistas em computadores, monitores, processadores, teclados, mouse e muitos fios tornaram-se essenciais para orientar as pessoas na era pós-máquina de escrever.

Não há exagero na afirmação de que a vida contemporânea se desenvolve sobre o alicerce da informática: centenas das mais importantes atividades relacionadas com o nosso cotidiano seriam absolutamente impossíveis não fosse o concurso do computador eletrônico.

¹A Ciência da Computação preocupa-se com o processamento dos dados, abrangendo a arquitetura das máquinas e as respectivas engenharias de software, isto é, sua programação; a Ciência da Informação volta-se ao trato da informação, notadamente no tocante a seu armazenamento e a sua veiculação; a Teoria dos Sistemas sugere a solução de problemas a partir da conjugação dos elementos capazes de levar a objetivos pretendidos; a Cibernética preocupa-se com a busca da eficácia, através de ações ordenadas sob convenientes mecanismos de automação.

¹Trecho retirado integralmente do livro Informatica – 10ª edição.