O que é governança corporativa?

A governança corporativa de qualidade pode evitar erros crucias na gestão de uma empresa como abuso de poder, roubos e fraudes. Ela é crucial para o sucesso das organizações e para determinar os impactos das empresas na sociedade. O tema tem ganhado bastante notoriedade recentemente, devido às investigações em torno da Petrobras,  acusada de um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro, que teria movimentado ilegalmente cerca de dez bilhões de reais – parte deste dinheiro foi desviado da estatal e repassado para forças aliadas do governo – e que tem gerado uma forte crise econômica.

O escândalo de fraude foi tão grande e o esquema de desvio tão impactante que culminou até mesmo na suspensão da Petrobras do quadro de associados do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), por 12 meses. O anúncio foi feito pela própria empresa citando a correspondência recebida pelo instituto.

“Não se encontra ainda evidências de que a companhia adotou mecanismos robustos e efetivos para monitorar o padrão de conduta ético estabelecido em suas políticas e que mantenha sobre tais mecanismos controles independentes e supervisionados regularmente pelo Conselho de Administração”, disse o IBGC no documento enviado à Petrobras.

Mas por que crises relacionadas a empresas estatais impactam tão diretamente na economia do país?

Boa pergunta! Para responder a este e outros questionamentos relacionados ao tema governança corporativa, nós selecionamos as seguintes obras da Elsevier para quem se interessa por gestão de negócios, economia e política atual: Governança corporativa no Brasil e no mundo, 2ª edição, que traz exemplos de outros casos de grandes colapsos de instituições financeiras que geraram a crise de 2008. Além de apresentar uma visão mais ampla sobre governança para executivos, conselheiros, investidores, acadêmicos e estudantes do mundo dos negócios, abordando ainda as peculiaridades da governança aplicada a empresas familiares, estatais, de controle compartilhado e disperso; Governança corporativa: O essencial para líderes mostra ao leitor como uma boa governança pode ser responsável pelo desenvolvimento de um negócio, levantando questionamentos simples: por que a governança corporativa é um tema-chave para minha organização? Em que devo investir primordialmente? Como implantar um bom modelo de governança corporativa? Como avaliar periodicamente a governança de minha organização? E um livro sobre governança corporativa para empresas e gestores, conciso e funcional. As orientações apresentadas nessa obra poderão também ser aplicadas em outros tipos de entidades, tais como cooperativas, fundações e instituições sem fins lucrativos. Para finalizar indicamos a obra Governança ativa fala sobre a importância dos conselheiros empresarias nas todas de decisões dentro das corporações. Trás exemplos de empresas que falharam por maus aconselhamentos de acabaram quebrando ou enfrentando sérias crises. O livro ressalta a importância da governança, e que CEOs são responsáveis por dirigir a empresas, mas que os conselheiros também são encarregados de liderar a organização nas questões mais cruciais.