micro

O mundo invisível dos microrganismos

Em um mundo invisível aos nossos olhos, surgem os microrganismos. Esses minúsculos agentes são apenas lembrados por causa das doenças ou dos alimentos estragados. Afinal muito se fala sobre epidemias e doenças, mas estes seres são essenciais em nossa vida. Por exemplo, temos dez vezes mais células de microrganismos em nosso corpo do que nossas próprias células e não conseguimos sobreviver sem eles.

Uma característica comum a todos os tipos de microrganismos é sua resistência. Todos são extremamente difíceis de morrer, conseguindo sobreviver em ambientes inóspitos e sem água por muito tempo, resistindo a altas e baixas temperaturas e vivendo em diversos habitats mundo afora. Por isso, os métodos de esterilização e desinfecção são tão importantes.

Selecionamos um esquema do livro Microbiologia Industrial para explicar as duas alternativas para se bioprospectar a diversidade microbiana: utilizar o próprio micro-organismo e seu metabolismo ou utilizar uma fração de seu código genético, para que esse expresse a característica de interesse em outro micro-organismo. É importante ressaltar que essas alternativas se comunicam e, por vezes, têm como objetivo final (produto de interesse) apenas uma parte da biotecnologia empregada.