Noites sem dormir, imerso em pilhas de livros: sou estudante.

Noites sem dormir, imerso em pilhas de livros: sou estudante

O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagem a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal e profissional através dos estudos. É comemorado em 11 de agosto porque foi quando os dois primeiros cursos de nível superior foram criados no Brasil: ciências jurídicas e ciências sociais.

Isso aconteceu em 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, só era possível cursar o ensino superior em universidades na Europa. Desta forma o conhecimento era extremamente limitado, pois somente pessoas de famílias ricas conseguiam custear os estudos fora do país, o que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil.

Estude com o catálogo da Elsevier

A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos. Vale ressaltar que ao longo dos anos este dia também marcou eventos importantes, como a criação da União Nacional de Estudantes –UNE , em 1937, que é a entidade representativa dos estudantes em nosso país.

No âmbito internacional, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro em referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. Tal data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Estudantes (que hoje é a atual União Internacional dos Estudantes), em 1941, na capital da Inglaterra, como forma de homenagear a resistência desses estudantes e, sobretudo, um dos jovens participantes, Jan Opletal, que acabou indo a óbito em 11 de novembro de 1939.

SOBRE A ELSEVIER

A Elsevier é a maior editora de literatura médica e científica do mundo, fazendo parte do grupo Reed Elsevier. Localizada em Amesterdã, a companhia tem operações substanciais no Reino Unido, EUA,  Europa. Só no Brasil são mais de 40 anos, apoiando a educação superior e profissional, melhorando o atendimento hospitalar e auxiliando descobertas inovadoras em ciência, tecnologia e saúde, por meio do conhecimento que capacita aqueles que o utilizam. A Elsevier oferece soluções digitais on-line, tais como ClinicalKey, e-volution, Student Consult e Expert Consult, ScienceDirect, Scopus, entre outras. Também publicou mundialmente mais de 33.000 títulos de livros e 2.500 edições de revistas científicas.