No dia nacional do livro, conheça alguns dos indicados ao Prêmio Jabuti 

Hoje, 29 de outubro,  é o Dia Nacional do Livro. A data, que surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa, celebra uma das criações mais enriquecedoras feitas pelo homem. Não menos importante que esta data é o Prêmio Jabuti, o mais relevante da literatura brasileira. A lista das obras que concorrerão ao prêmio já foi divulgada pela Câmara Brasileira do Livro. Dentre os indicados, estão seis títulos publicados pela editora Elsevier. Abaixo segue a lista dos livros Elsevier que foram indicados. Confira um pouco mais sobre essas obras:

ENDOMETRIOSEA obra tem o principal objetivo de normatizar o conhecimento sobre o assunto e formar e atualizar especialistas na área. Traz dados científicos mais recentes publicados sobre a endometriose e questões clínicas, cirúrgicas e de reprodução humana relacionadas ao tratamento da doença, que provoca dor pélvica e infertilidade em 30 a 40% das pacientes. A publicação irá beneficiar a mais de 30 mil ginecologistas, entre eles os que prestam a prova de título de especialista (TEGO). A análise das causas, o estudo dos distúrbios funcionais e o quadro clínico fazem parte da abordagem dos autores nos 14 capítulos. Tópicos sobre as especificidades da endometriose em adolescentes também compõem a obra da Febrasgo, que considera ainda a sexualidade, a relação da doença com o risco de desenvolvimento de câncer e a adenomiose (doença semelhante em que há presença de pedaços de endométrio dentro do próprio útero).

MUSCULOESQUELÉTICO 1ª EDIÇÃO Escrito por autores nacionais, o título aborda os métodos de imagem para diagnóstico das doenças de todas as estruturas do sistema musculoesquelético. De forma didática, com capítulos divididos em tópicos, e repleto de imagens de alta qualidade que possibilitam a melhor apreensão do conteúdo, a publicação tem por objetivo orientar o profissional a solicitar os exames de imagem mais adequados aos casos clínicos do dia a dia. Aborda os métodos radiológicos desde o raio x simples, passando pela ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e métodos funcionais. É dado destaque em aspectos de imagem pela ressonância magnética das afecções musculoesqueléticas, correlacionando-a com os demais métodos diagnósticos. Entre as técnicas mais modernas apresentadas no livro estão o diagnóstico com difusão em nervos, que aumenta a capacidade de exames de imagem identificarem alterações dos nervos periféricos; e a tomografia de dupla energia do sistema musculoesquelético, que permite reduzir a radiação a que o paciente fica exposto e tem várias aplicações em patologias reumatológicas e ortopédicas.

INFLAÇÃO E CRISES Nesse livro o autor Affonso Celso Pastore analisa a trajetória da inflação, das mudanças institucionais experimentadas pelo Brasil nos últimos 50 anos, e das políticas econômicas postas em prática ao longo de todo esse tempo, em especial no campo monetário. Os capítulos analisam a inflação brasileira e os efeitos de crises em uma perspectiva histórica, cobrindo temas como PAEG; a passividade monetária e inércia; a moeda passiva e senhoriagem endógena; a eficácia da Política Monetária e as LFTs; o Plano Real e o controle da inflação; a crise de confiança em 2002; a Crise Internacional: Estados Unidos e Europa e a crise internacional e a mudança na política econômica. O livro analisa os principais episódios desafiadores vividos pela economia brasileira, ligados à inflação e enfrentamento de crises, desde a reforma do PAEG até a reação à crise de 2008. Antes da reforma monetária de 1994 a inflação no Brasil era uma história sobre a inércia, o descontrole monetário e a dominância fiscal. As reformas do PAEG pareciam ter rompido com o descontrole inflacionário, mas segundo o autor foi cometido o erro de buscar a convivência com a inflação, usando a indexação para neutralizar seus custos. O governo sucumbiu à crença de que o combate à inflação se fazia com políticas de rendas – os controles de preços – e não com o controle monetário.

POR QUE O BRASIL CRESCE POUCO?Nesse livro, o renomado economista Marcos Mendes utiliza todo o conhecimento teórico e sua extensa experiência no setor público para explicar o motivo do baixo crescimento econômico ser uma escolha nossa, uma decisão que se traduz na combinação de altos gastos públicos, elevada carga tributária, baixo investimento público, baixa qualidade dos serviços de educação, insegurança jurídica e baixa poupança do setor público. Trata-se de uma leitura dos fatos econômicos observados desde 1985, com suporte na literatura teórica e aplicada de diversas áreas de pesquisa, como economia política, macroeconomia e desenvolvimento econômico. Apesar de revelar essas “verdades inconvenientes”, Mendes aponta a saída que passaria, necessariamente, pela retomada da agenda de reformas, redução dos subsídios para empresas e focalização da política distributiva.

INTRODUÇÃO À DINÂMICA DAS ESTRUTURAS A Dinâmica das Estruturas é um fascinante tema comumente incluído em disciplina optativa nos currículos de graduação em engenharia e é matéria obrigatória em cursos de pós-graduação na ênfase de estruturas. Isso porque a disponibilidade de diversos eficientes programas de computador, aliada ao aumento da eficiência de processamento dos microcomputadores, tem tornado cada vez mais frequente análise dinâmica. Assim, desenvolver essa compreensão é um desafio aos novos engenheiros, e o objetivo deste livro é facilitar esse desafio. Nessa obra são apresentados os conceitos, princípios e usuais métodos da Dinâmica das Estruturas, nos domínios do tempo e da frequência, além dos temas específicos de análise sísmica e de resolução do problema de autovalor em obtenção eficaz das características dinâmicas. Isto é, a determinação computacional das frequências e modos naturais de vibração de modelos com qualquer número de graus de liberdade. Contudo, como esses temas são de aplicação muito específica e os usuais métodos de análise dinâmica são aqui desenvolvidos de forma consistente, com muitos exemplos e orientações de aplicação, este livro atenderá a disciplinas de graduação e de pós-graduação, assim como a engenheiros que projetam estruturas.

NANOESTRUTURASNanociência e Nanotecnologia: Princípios e Aplicações é uma coletânea de três volumes dedicada a estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos, além de técnicos e profissionais de várias indústrias. Os livros contêm capítulos direcionados a temas de vanguarda em novas áreas de pesquisa, além de capítulos de caráter técnico-científico, em que são descritas estruturas e ferramentas para a ciência e tecnologia em escala nanométrica. A coleção tem o objetivo principal de orientar o leitor com relação aos conceitos e fundamentos teóricos da nanociência, para permitir o entendimento dos fenômenos e das propriedades da matéria em nível atômico-molecular. Propriedades de nanoestruturas, síntese, processamento, caracterização, manipulação e modelamento computacional foram temas abordados nos diversos capítulos. Pretende-se com esta obra ensinar alunos de diversas áreas os tópicos essenciais para iniciar pesquisas em nanociência e nanotecnologia. O texto é intrinsecamente interdisciplinar, já que os autores possuem formação acadêmica diversificada. Os capítulos são didáticos tanto na descrição dos modelos quanto nas suas possíveis utilizações. O aprofundamento em cada tema pode ser adquirido por intermédio da extensa lista de referências disponibilizadas pelos autores em seus capítulos. O primeiro volume da coleção aborda os principais conceitos e fundamentos da nanociência, enfatizando as características e propriedades de inúmeras nanoestruturas. Esta publicação visa a familiarizar o leitor com as diversas aplicações de nanoestruturas. O time de autores é formado pelos maiores especialistas da área incluindo um dos vencedores do Premio Scopus de 2006.

INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE SINAIS E SISTEMAS O livro tem como objetivo disponibilizar material de formação paraestudantes de cursos de graduação e de pós-graduação nessa área, e contribuir com o aumento de mão de obra qualificada no mercado. Esse título integra uma série de livros-texto em parceria com a Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), com conteúdo programático de universidades brasileiras. O conteúdo é organizado em capítulos que podem ser combinados para formar blocos independentes.

SOBRE O PRÊMIO JABUTI

O Prêmio Jabuti foi criado em 1958 e é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: Além de valorizar escritores o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.