cólica

Não é mimimi, cólica menstrual é coisa séria

A publicidade é uma técnica de comunicação de  massa, com finalidade de fornecer informações sobre determinado produto ou serviços, é também uma poderosa ferramenta de promoção tanto para publicitários quanto para anunciantes. É através dela que podemos analisar e responder a um questionamento básico fundamental de mercado: O produto anunciado é ou não vendável? Além de estimular a ação de compra, as campanhas publicitárias também têm  como propósito dar maior identidade a um produto ou  empresa, criando uma identificação racional e emocional do consumidor em relação ao bem adquirido.

Para persuadir e conquistar o consumidor, fazendo com que o produto se torne essencial, a publicidade faz uso da retórica, por meio do texto publicitário.  Na linguagem publicitária a persuasão do consumidor está unida à imagem e ao discurso, o que a torna mais convincente e útil. A retórica não estabelece uma relação maniqueísta de certo ou errado, mas sim no convencimento dos benefícios do produto, sejam eles funcionais ou simbólicos.

Polêmica envolvendo o uso equivocado de uma expressão no conteúdo publicitário

Diante das enxurradas de protestos, a farmacêutica Sanofi resolveu tirar do ar a propaganda de divulgação da marca de analgésicos Novalfem, antes mesmo de completar uma semana de veiculação. A indignação tomou conta não só de consumidores como também de profissionais da área que sentiram a total falta de respeito da campanha ao associar, de maneira errada, cólicas menstruais à expressão ‘’mimimi’’, utilizada comumente para satirizar alguém que passa a vida reclamando.‘’Mulheres, hoje – mais especificamente, desde o episódio da “Queima dos sutiãs” -, são independentes, fortes, decididas, trabalhadoras, não  umas idiotas cheias de frufrus e mimimis. Num tempo em que (felizmente) as mulheres mais e mais dividem com os homens os postos de comando no lar e nas empresas, reduzi-las a uma caricatura de mau gosto é uma estupidez mercadológica. É desprezar a consumidora. E boa propaganda não despreza consumidores; ao contrário, os respeita e dignifica.’’ desabafou Zeca Martins, autor do livro  Redação Publicitária 3ª edição, publicado pela editora Elsevier, sobre o caso.

Problemas como a endometriose são  ‘’mimimi’’?

A campanha #semmimimi além de não ter empatia com seu público-alvo, menospreza  algo que é realmente sério. A cólica menstrual pode ser também o sintoma de uma enfermidade que acomete cerca de 15% das mulheres na faixa de 15 a 45 anos: a endometriose. Além de gerar fortes dores na região abdominal nos períodos menstruais é uma das maiores causadoras da infertilidade feminina.

Leia também: Endometriose, cura e tratamentos