webinar

Mobilidade é fundamental para o estudo na era digital

As novas gerações nasceram, cresceram e aprenderam na era digital, na qual velocidade e mobilidade são características que fazem parte da realidade. As transformações afetaram também a forma de ensino e seu acesso. Novas maneiras de disponibilizar conteúdos e informações surgem como suporte ao método tradicional. As bibliotecas virtuais emergem nesse cenário contemporâneo para auxiliar tanto o bibliotecário quanto o estudante. Um exemplo é o e-volution, biblioteca digital da Elsevier, que oferece ao universitário e professores obras completas e materiais complementares para o estudo.

 

“As bibliotecas virtuais estão cada vez mais populares e são uma necessidade para estudantes e professores que consideram mobilidade algo fundamental. Elas combinam praticidade com conteúdo e se aliam ao livro físico, que continua sendo necessário ao estudante”, explica Caroline Rothmuller, diretora de Soluções para Educação da Elsevier.

 

Com este cenário, o MEC teve que  adaptar a portaria normativa que rege o setor. Para os polos de ensino à distância atingirem conceito 5 de qualidade e excelência  é necessário ter na biblioteca ao menos um exemplar físico de cada obra da bibliografia existente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Além disso, todos os livros da PPC devem ter acesso virtual e estarem disponíveis em computadores com ingresso à internet para os alunos.

 

A bibliotecária Mirian Rocha, especialista no tema, fala sobre processos de regulação do ensino superior e as bibliotecas universitárias no Webinar “A biblioteca universitária e os novos instrumentos de avaliação (MEC/INEP)”.

Acesse : https://www.comunicacao.elsevier.com.br/webinar-evolution