Mil e uma faces de Marília Pêra

Mil e uma faces de Marília Pêra

Morreu neste fim de semana (05/12) um dos maiores ícones da TV brasileira. Marília Pêra, que tinha 72 anos, vinha lutando contra o câncer de pulmão há dois anos, e após intensos tratamentos faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, perto de seus familiares. Além de atriz, cantora e diretora, Pêra era também escritora e sempre gostou de ajudar os ingressantes no meio artístico. Prova disso, é o primeiro livro escrito pela atriz e publicado pela Elsevier, Cartas a uma jovem atriz. A obra fala das dificuldades que a atriz enfrentou, por ser mulher e atuar, em uma época em que as mulheres ainda eram vistas como donas de casa e restritas aos cuidados dos filhos e do lar.

Para ser atriz, dizia Marília “é necessário um exercício constante de disciplina, estudo e perseverança, a fim de colocar o corpo, a alma e os sentimentos à disposição de personagens”.

No livro, trajetória pessoal e profissional da atriz são revividas e são dadas dicas para as candidatas à profissão, classificada pela atriz como “excitante e glamurosa, porém árdua”. O livro ainda traz imagens e relatos de seus companheiros de profissão, jornalistas, autores, produtores; uma gama de profissionais, em parte, responsáveis por aquilo o que Marília Pêra foi.

“Talvez o dom não esteja no sangue, mas, certamente, o desejo de interpretar está, embora possa se manifestar mais cedo ou mais tarde em cada artista e não seja obrigatoriamente hereditário” – Marília Pêra (Cartas a uma jovem atriz)

ONDE ENCONTRAR?

Cartas a uma jovem atriz é publicado pela editora Elsevier e pode ser adquirido no formato ebook em livraria virtuais como Amazon, Saraiva, Americanas.com e outros sites parceiros da Editora.