ATUALIZADO

Microrganismos: invisíveis e resistentes

Só porque não podemos vê-los, não significa que não existam; esse é o caso dos microrganismos. São pequenos agentes que dividem os mesmos espaços que os seres humanos. Apesar de invisíveis aos nossos olhos eles são muito resistentes. Conseguem sobreviver em zonas inóspitas, sem água e em diversos habitats distintos, sendo assim, são difíceis de morrer. O livro Microbiologia Industrial + Bioprocessos, lançado pela Elsevier, nos ajuda a entender mais sobre o universo dos microrganismos.

“Em um primeiro momento, esses minúsculos agentes são lembrados por causa das doenças ou dos alimentos estragados. Afinal muito se fala sobre epidemias e doenças, mas estes seres são essenciais em nossa vida. Temos dez vezes mais células de microrganismos em nosso corpo do que nossas próprias células e não conseguimos sobreviver sem eles.” (trecho retirado do livro Microbiologia Industrial + Bioprocessos).

O livro conduz o leitor a entender, classificar e identificar os microrganismos, de modo a compreender seu potencial econômico e social. A obra é composta por 15 capítulos, onde na introdução há uma completa explicação sobre cada etapa dos bioprocessos.