AF Introducao risco politico_CAPA

Livro debate o Risco Político

 Nesse momento em que o mundo está com os olhos voltados, mais uma vez, para os países do Oriente Médio e atento às disputas políticas, a Elsevier lança o livro Introdução ao risco político. Organizada por Flavio Rocha de Oliveira e Moisés da Silva Marques, a obra apresenta trabalhos que abordam o fenômeno do Risco Político em várias dimensões. Profissionais e pesquisadores de diferentes áreas elaboram textos que dão conta da dimensão teórica do Risco, e da sua aplicabilidade em fenômenos concretos envolvendo disputas políticas, diplomacia, negociações comerciais, países, organizações não governamentais e empresas privadas.

O Risco Político é algo é profundamente perceptível, porém pouco previsível. Nacionalizações, expropriações, conflitos políticos e armados, terrorismo, bloqueios econômicos e tantos outros sinais dele aparecem fortemente na era global, mas sempre causam surpresa e dificuldades em lidar com seus respectivos contextos. A proposta deste livro é tentar traduzir o risco político em algo fácil de entender e, por conseguinte, analisá-lo.

Projeto único para entender o risco político, verificar possibilidades de medi-lo e discutir as variáveis que possam impactar esse risco. A obra aborda um campo quase inexplorado, entendendo o risco político e verificando que há algumas alternativas para mensurá-lo.

O livro conta também com material de apoio: apresentações de PPT; vídeos disponíveis no Youtube ou no Vimeo; Podcasts; questões para debate e discussão dos temas do livro. Os autores têm ministrado palestras em várias instituições, como universidades, sindicatos e empresas, sobre temas envolvendo Política Internacional, Política Brasileira e Economia. Além disso, estão surgindo cursos com o tema. Para os alunos interessados, há gráficos e figuras explicativos e complementares ao assunto.