Lançamento Elsevier é destaque na Folha de S. Paulo

Lançamento Elsevier é destaque na Folha de S. Paulo

O livro Economia Brasileira Contemporânea foi destaque esta semana no Cifras & Letras, da Folha de S. Paulo. A coluna, que seleciona semanalmente lançamentos mais recentes na área de negócios e economia, ressalta as obras com maior relevância literária no mercado.

elsevier

Clique aqui para adquirir a obra

SOBRE A OBRA

Os diferentes regimes políticos, a construção de instituições, os variados enfoques de políticas econômicas e sociais, as crises geradas endogenamente ou importadas da economia mundial, moldaram historicamente o que hoje constituem a economia e a sociedade brasileiras. É esse processo histórico, desde o pós-Guerra até o presente, que norteia a análise lúcida desenvolvida neste livro.

TRECHO DO LIVRO

‘’O leitor poderá perceber como as ênfases da política econômica vão mudando à medida que mudam o cenário político, as tendências da economia internacional e os problemas econômicos de cada período. Passa-se de políticas preocupadas em promover desenvolvimento econômico e transformações estruturais a políticas de ajuste externo e combate à inflação, de planos de desenvolvimento a planos de estabilização, do predomínio do desenvolvimentismo protecionista comandado pelo Estado à abertura da economia e à privatização, e por fim, fechando o ciclo, voltando à prática de políticas de promoção do desenvolvimento econômico-social e maior grau de intervenção do Estado sob a égide do chamado novo desenvolvimentismo nos governos Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2015). É possível que o leitor discorde de um ou outro ponto de vista pessoal dos autores desses capítulos, mas serão sempre discordâncias sobre questões polêmicas que comportam interpretações divergentes segundo diferentes abordagens.’’ (Prefácio, Economia Brasileira Contemporânea)