Lucas Bueno

 Metodologia de Pesquisa, Estrutura de Dados, Pesquisa Operacional e Petróleo

Fui convidado pela editora Elsevier para fazer parte da “Geração Elsevier”, um programa para estudantes conhecerem e compartilharem conteúdos da editora. Mais informações em: http://www.geracao.elsevier.com.br/

Nesse artigo vou falar sobre três livros publicados pela Elsevier que marcaram minha vida acadêmica:

  • Introdução a Estruturas de Dados, de Waldemar Celes, Renato Fontoura de Gusmão Cerq e José Lucas Mourão Rangel Netto;
  • Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação, de Raul Sidnei Wazlawick;
  • Aplicações de Pesquisa Operacional na Indústria Internacional de Petróleo e Gás, de Virgílio José Martins Ferreira Filho e Silvio Hamacher.

O primeiro fez eu entender o que é escrever um bom código. Eu já “sabia programar”, mas quando o li, com sua explicação clara e simples, meus códigos realmente melhoraram. Ele fala sobre as estruturas de dados básicas e dá exemplos em C.

O segundo foi na sofrida disciplina de metologia de pesquisa. Com ele aprendi o que é ser um pesquisador, como fazer pesquisa em ciência da computação e, principalmente, o que não fazer. O livro tem boas referências, como Monty Python and the Holy Grail.

O último, e mais recente, utilizei para elaborar parte da revisão bibliográfica da minha dissertação. Ele é uma coleção de artigos sobre a aplicação de pesquisa operacional na indústria de P&G. Meu trabalho é sobre otimização do scheduling dutoviário de derivados de petróleo (inclusive um artigo do mesmo grupo de pesquisa que faço parte saiu neste livro). Tive a honra de comprar o livro com o próprio professor Virgílio, no “Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional” deste ano, onde apresentei um trabalho.

Recomendo a leitura dos três!

*O artigo foi escrito pelo embaixador digital Lucas Bueno. Os embaixadores digitais são uma das iniciativas do programa Geração Elsevier.