Fotografia: a técnica por trás da arte

Fotografia: a técnica por trás da arte

Produzir uma fotografia é um processo que conta com três principais etapas: captura, processamento e armazenamento. Você é certamente o responsável pela primeira etapa desse processo. O primeiro passo desse processo desse processo é captura da imagem através da exposição do sensor à luz refletida ou gerada pelo assunto fotografado.

No caso de máquina com filme, uma vez registrada a imagem no material sensível à luz, o filme precisa ser processado ou revelado. Nessa etapa a sua participação consiste em levar o filme a uma loja ou laboratório para fazer sua revelação e obter uma foto impressa. O meio físico de armazenamento da foto tirada é o próprio filme negativo ou de slides.

Numa câmera digital, a etapa do processamento é feita pelo próprio equipamento, ou seja, a foto é ”revelada” dentro da câmera, e a imagem captada pelo sensor é transferida para um cartão de memória que serve como meio físico de armazenamento.

Enquanto a foto analógica tem o ciclo terminado na impressão da fotografia e o arquivamento do seu filme em alguma gaveta da sua casa, a fotografia digital permite outros destinos para a foto. (Fonte: Escola de fotografia, Elsevier)

19 DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

A fotografia revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, e é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade ainda hoje, pois podem ser utilizadas para informar, recordar ou como expressão artística. A data foi escolhida em homenagem a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. No Brasil, a data ainda é celebrada em 8 de janeiro quando comemora-se o Dia Nacional da Fotografia também conhecido como o ‘’Dia do Fotografo’’.