Mat

Física Matemática e as séries infinitas

É comum que alguns físicos digam que a Física Matemática é Matemática. Já os matemáticos tendem a dizer que a disciplina é mais voltada para a Física. Na verdade a Física precisa adotar os conceitos matemáticos para ser botada em prática.

Uma das técnicas mais utilizadas pelos físicos é a de séries infinitas (somas consistindo formalmente em um número infinito de termos), que tem o objetivo de representar funções para incorporá-las a fórmulas que facilitam uma análise mais aprofundada, ou mesmo como um prelúdio para a avaliação numérica.

¹A aquisição da habilidade de criar e manipular expansões de série é, portanto, uma parte absolutamente essencial do treinamento de quem procura competência nos métodos matemáticos da física e é, portanto, o primeiro tópico neste texto. Uma parte importante desse conjunto de habilidades é a capacidade de reconhecer as funções representadas por expansões comumente encontradas, e também é de grande importância compreender as questões relacionadas com a convergência das séries infinitas.

 

 

 

 

¹Trecho retirado integralmente do livro Física Matemática – 2ª EDIÇÃO