fabricante-da-apple-robotiza-sua-producao-e-reduz-funcionarios

Fabricante da Apple robotiza sua produção e reduz funcionários

Uma das principais fabricantes de equipamentos da Apple, substituiu este ano, 60 mil trabalhadores de seu quadro de funcionários em uma de suas fábrica na província de Kunshan, na China, por robôs. Com a mudança, a fabricante taiwanesa Foxconn reduziu seu efetivo de 110 mil para 50 mil empregados na linha de produção. Segundo  Xu Yulian, chefe do departamento de publicidade de Kunshan “O projeto teve sucesso na redução de custos”.

Já no ano de 2015, o presidente executivo da Foxconn estimava que a empresa adotaria robôs para automatizar 70% do trabalho na linha de produção em todas as fábricas. Pois, além de reduzir custos os investimentos aumentam a produtividade, ajudando na parte estratégica da empresa em bater as metas de produtividade da Apple, sua maior cliente.

TIPOS DE ROBÔ USADOS NAS INDÚSTRIAS

¹Um robô industrial consiste em um conjunto de elos conectados e articulados, sendo o primeiro elo vinculado, geralmente, a uma base fixa e, no último elo, denominado extremidade terminal, tem-se a ferramenta (tocha de soldagem). Desse modo, o deslocamento da tocha passa a ser controlado segundo a movimentação especificada durante a programação do robô.

As configurações de robôs mais utilizadas em operações de soldagem são apresentadas na Figura 8.1. Os robôs de configuração regular (ou cartesiana) movem a ferramenta dentro de um espaço de trabalho retangular, nas direções X,Y e Z. São os mais utilizados nos processos de soldagem para a produção de cordões de solda lineares. O tipo cilíndrico é similar ao retangular, pois utiliza movimentos de deslize em duas direções (vertical Z e extensão X), mas com uma junta de rotação, a qual estabelece o espaço de trabalho cilíndrico. O tipo esférico, ou polar, possui um eixo deslizante e dois eixos rotativos. Seu espaço de trabalho é uma esfera. O robô do tipo articulado, cujos movimentos são todos de rotação, apresenta um espaço de trabalho mais complexo e flexível, tornando-o adequado para qualquer tipo de soldagem (linear ou fora de posição). Devido a esta grande flexibilidade, o robô tipo articulado é  mais utilizado atualmente.

Figura 8.1 Configurações básicas de robôs industriais. A – retangular; B – cilíndrico; C – esférico; e D – articulado.

tipos-de-robos-de-soldagem

Fonte: Soldagem: fundamentos e tecnologia, Elsevier

Esse processo de ‘’marcha das máquinas’’, não apenas na China, mas em todo o mundo, foi acelerada pela queda acentuada do preço dos robôs industriais e por um aumento constante das suas capacidades. A consultora de gestão Boston Consulting Group, prevê que o preço dos robôs industriais e do seu software ainda deva cair cerca de 20% durante a próxima década, enquanto o seu desempenho irá melhorar em 5% a cada ano que passe.

LEIA MAIS sobre automatização dos processos industriais em:  Soldagem: fundamentos e tecnologia