Capa Salário Mínimo

Elsevier lança livro Politica de Salário mínimo para 2015 – 2018

A Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio, sediou o lançamento da obra Politica de Salário mínimo para 2015 – 2018: Avaliações de Impacto Econômico Social, publicado pela editora Elsevier. O evento, que foi realizado na última terça-feira, dia 14, contou com a presença dos autores e organizadores da obra.

O livro é resultado de discussões realizadas no seminário que aconteceu em maio do ano passado, promovido pelo IBRE e pela EESP, em São Paulo. Assim, a obra foi desenvolvida desenvolvido pelo o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) e a Escola de Economia de São Paulo (EESP), ambos da Fundação Getulio Vargas (FGV), para responder questões debatidas, tanto em termos econômicos como políticos, a respeito da fixação do valor do salário mínimo.

A obra foi dividida em blocos temáticos: o primeiro relata o baixo efeito do reajuste do salário mínimo sobre o desemprego, já no segundo bloco foi constatada a forte relação do aumento do salário mínimo com a melhora da distribuição de renda. O terceiro bloco explica a piora das finanças públicas, decorrente do reajuste real do salário mínimo, ocorrido nos últimos anos e no último bloco. Os autores mostram que a valorização real do salário mínimo tem um efeito nulo sobre a inflação agregada da economia. E além de tratar de assuntos relacionados ao tema, a obra apresenta artigos que mostram, com frequência, visões distintas sobre temas correlacionados.