Elsevier conta com diversos autores vencedores do prêmio Nobel

Elsevier conta com diversos autores vencedores do prêmio Nobel

A Elsevier é conhecida por seu acervo nas áreas de literatura científica e de ciências da saúde e por contar com muitos autores da comunidade científica, desde o início de sua fundação. Parte dos laureados com o prêmio Nobel publicaram seus trabalhos pela editora. Alguns desses nomes são: Irwin Rose (Nobel da Química em 2004), Edward Prescott (Nobel da Economia em 2004), Linda Buck (Nobel da Medicina em 2004) e David Gross (Nobel da Física em 2004), entre outros. Além disso, a editora brasileira Elsevier possui na sua biblioteca obras como de Robert Kiyosaki, autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, que foi lançado no ano de 2000 e ainda hoje frequenta a lista dos mais vendidos no país. Mais recentemente temos Paul Krugman, que recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2008, e é autor de diversas obras como: Microeconomia 3ED, Macroeconomia 3ED, Introdução à Economia 3ED, Um basta à depressão econômica, todos publicados pela Editora Elsevier.

Outra marca da editora são as parcerias em co-edições com grandes corporações, consultorias e instituições de ensino. Além dos artigos e períodos, publicados pela editora, que democratizam a informação,  tornando públicos os resultados alcançados no meio científico. A Elsevier já recebeu diversas premiações do Nobel desde a sua instituição. Seus artigos científicos têm notoriedade pela concisão e valor das descobertas realizadas. O primeiro Nobel conquistado pela Elsevier foi em 1972 devido ao artigo “Expectations and the Neutrality of Money”, publicado no Journal of Economic Theory, que rendeu ao autor, Robert E. Lucas, uma premiação.  No ano de 1997 o Dr. Stanley Prusiner ganhou o Prêmio Nobel pela pesquisa sobre príons e proteínas auto-replicantes como um mecanismo de transmissão de doenças. Seus primeiros artigos foram publicados pela Cell. Prusiner também é co-editor da The Molecular and Genetic Basis of Neurological Disease, publicada com o selo da Butterworth-Heinemann. Outro autor da Elsevier Eric Kandel, foi agraciado com o Prêmio Nobel em 2000 pela pesquisa sobre os mecanismos de aprendizagem e memória no gênero Aplysia, grande parte da qual foi publicada na Cell e Neuron. Sydney Brenner e Robert Horvitz ganharam o Prêmio Nobel de Medicina de 2002 pelas pesquisas sobre a regulação genética do desenvolvimento de órgãos e morte celular programada.

UM POUCO MAIS SOBRE O PRÊMIO NOBEL

O prêmio Nobel é uma importante premiação em reconhecimento aos avanços culturais e científicos realizados. A premiação homenageia grandes feitos nas áreas de física, química, medicina/fisiologia e literatura. Também reconhece iniciativas que promovem a paz.

A história desse prêmio, considerado o mais importante do mundo, e a do químico sueco Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite e do detonador e idealizador da premiação. Desde que foi instituído, em 1900, o Prêmio Nobel já foi concedido a mais de 876 personalidades das áreas de física, química, medicina, literatura, economia e nos esforços pela paz.