e-commerce-cresce-cada-vez-mais-no-comercio-varejista

E-commerce cresce cada vez mais no setor varejista

Com a revolução digital o e-commerce é a atividade que mais tem crescido no mundo onde as transações na esfera comercial são realizadas utilizando meios tecnológicos como internet, computador e até em smartphones. O comércio eletrônico representa parte considerável da economia do presente e do futuro do comércio. Existem várias oportunidades de negócios espalhadas pela internet, além das oportunidades que são criadas em todo momento por meio das novas tecnologias.

O perfil dos consumidores também tem mudado. A Cisco Consulting Services revelou que a maioria dos consumidores têm interesse em inovações que visam aprimorar a conveniência e a eficiência em compras, que vão além do serviço personalizado, a chamada hiper-relevância (agregar valores aos produtos, como: grandes descontos, eficiência ou engajamento, em tempo real, durante toda a experiência de compra).

Ainda segundo a Cisco, o varejo responde por US$ 1,5 trilhão do total do valor agregado em jogo no setor privado. E grande parte desse valor em jogo no setor varejista será gerado por inovações que dependem fundamentalmente de tecnologia, como: análise de dados em tempo real, captados no fim das operações comerciais, a partir de sensores, câmeras e dispositivos móveis.

Para atender às necessidades dos novos consumidores digitais é preciso que os comerciantes cada vez mais aumentem o foco para as inovações que proporcionam hiper-relevância, que construam uma infraestrutura dinâmica e processos ágeis. Segundo o livro Redes e Sistemas de Comunicação de Dados 2ED  “A internet é um componente central da maioria das redes corporativas. Sua infraestrutura, aplicativos e protocolos publicamente disponíveis são alavancados pelas empresas de várias maneiras. Sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management, SCM) interorganizacionais sofisticados são normalmente implantados via Internet e extranets e rotineiramente usados para conectar empresas com clientes, provedores e outros parceiros de negócios.”

¹É difícil entender como as operações de negócios seriam diferentes sem a internet “A maioria das estratégias de negócios considera como fazer o melhor uso da internet para melhorar os processos de negócios, não como se desconectar.” Empresas de todos os tamanhos utilizam a internet como plataforma de e-commerce para vender seus produtos e oferecer seus serviços, e o marketing na internet tornou-se um componente padrão das campanhas publicitárias.

¹Informação extraída do livro Redes e Sistemas de Comunicação de Dados 2ED