Dominar o sistema operacional é fundamental para programação

Dominar o sistema operacional é fundamental para programação

A profissão de programador tem se destacado cada vez mais por se tratar de uma área voltada para a tecnologia, porém como está em constante mudança há a necessidade de que seus profissionais estejam sempre atualizados. Para o mercado é bastante atrativa a adaptação dos programadores às demandas e o fato de trabalharem com recursos tecnológicos presentes praticamente em tudo o que utilizamos, passando por aplicativos para crianças em celulares até as ferramentas de planejamento mais sofisticadas para governos e empresas multinacionais. Porém, para obter sucesso nessa carreira, é preciso conhecer e dominar o funcionamento dos sistemas operacionais, entender o que são e a sua importância.

Com o objetivo de responder a estes e outros questionamentos e preparar melhor os futuros programadores, separamos um trecho do livro Sistemas Operacionais com Java – 8 Ed., escrito pelos renomados Abraham Silberschatz, Peter Baer Galvin e Greg Gagner. Confira abaixo:

¹Um sistema operacional é um programa que gerencia o hardware do computador. Ele também fornece a base para os programas aplicativos e atua como intermediário entre o usuário e o hardware do computador. Um aspecto importante dos sistemas operacionais é como eles podem variar na realização dessas tarefas. Os sistemas operacionais dos computadores de grande porte (mainframes) são projetados principalmente para otimizar a utilização do hardware. Os sistemas operacionais para computadores pessoais (PC) aceitam jogos complexos, aplicações comerciais e tudo o que se encontra entre eles. Já os sistemas operacionais para computadores portáteis são projetados para fornecer um ambiente em que o usuário possa se comunicar facilmente com o computador para executar os programas. Portanto, alguns sistemas operacionais são projetados para serem convenientes, outros para serem eficientes e outros para alguma combinação disso.

O QUE OS SISTEMAS OPERACIONAIS FAZEM

Vamos iniciar nossas discussões examinando o papel do sistema operacional em um sistema computadorizado genérico, que pode ser dividido basicamente em quatro componentes: o hardware, o sistema operacional, os programas aplicativos e os usuários. O hardware –  unidade central de processamento (Central Processing Unit – CPU), a memória e os dispositivos de entrada/saída (E/S) provê recursos computacionais básicos para o sistema. Os programas aplicativos – como processadores de textos, planilhas, compiladores e navegadores da Web – definem as formas como esses recursos são usados para solucionar os problemas computacionais dos usuários. O sistema operacional controla e coordena o uso do hardware entre os diversos programas aplicativos para os diversos usuários. Também podemos considerar um sistema computadorizado a combinação de hardware, software e dados. O sistema operacional fornece os meios para o uso adequado desses recursos na operação do computador. Um sistema operacional é semelhante a um governo. Assim como um governo, ele não realiza qualquer função útil por si só. Ele fornece um ambiente dentro do qual os programas podem realizar um trabalho útil.

¹Trecho retirado do livro Sistemas Operacionais com Java – 8 Ed.