Design: onde sua marca é vista

Design: onde sua marca é vista

É através da embalagem que o cliente tem seu primeiro contato com o produto. A identidade visual, o logotipo, as cores que compõem a embalagem, são fatores primordiais que causarão o impacto necessário, para dizer se o consumidor vai, ou não, chegar com o produto da sua empresa, e não de outra, ao caixa. Por este motivo o trabalho do Design é tão fundamental para a notoriedade de uma empresa mediante as demais.

Infelizmente para si mesma, e bom para a concorrência, algumas empresas ainda não têm consciência da importância do Design para a construção do diferencial do seu produto. A identidade visual é a forma de passar ao consumidor o conceito da marca: sua missão, visão, valores, do que ela trata, o que ela é. Errar a mão no contato inicial com o cliente seria como ‘’despertar uma impressão ruim no primeiro encontro’’. Normalmente, depois disso, outras oportunidades não acontecem.

A gigante no ramo de bebidas, Coca-Cola, é um excelente exemplo de empresa que se utiliza corretamente da linguagem do Design para driblar dificuldades, conquistar (e se manter) no mercado. Muitos se perguntam ‘’quais são os dois aspectos essenciais em uma empresa que precisa crescer ou em um negócio que busca permanecer relevante num mundo cada vez mais rápido e volátil?’’, o executivo David Butler e a jornalista especializada em negócios Linda Tischler respondem à pergunta no livro Design para crescer: aprenda com a Coca-Cola sobre escala e agilidade, publicado pela Elsevier.

Para eles, a Coca-Cola tem um senso de escala e agilidade muito fortes ‘’por escala entende-se o conhecimento, as marcas, os clientes, canais de distribuição e outros ativos conquistados por uma empresa já estabelecida. Já a agilidade envolve a capacidade de a organização ser mais rápida, inteligente e enxuta para ganhar relevância e conquistar uma fatia do mercado’’, e esse autoconhecimento da empresa a cerca de sua marca, transmitido de maneira concisa através da embalagem, que garantirá  o seu sucesso.

Independente do ramo da indústria, do tamanho ou do lugar onde atuam, Design para crescer tem a finalidade de ajudar outras empresas com as lições aprendidas pela gigante do ramo de bebidas. Mostra também, como a Coca-Cola Company usa o design há um século para estar em constante crescimento e se adaptar a mais de 200 países, firmar parcerias com 20 milhões de clientes de varejo e vender cerca de dois bilhões de produtos por dia. Segundo os autores, um dos desafios da companhia ainda é dominar e usar o design em um mundo que muda o tempo todo.