riscos

Desastres Naturais

O Brasil é conhecido por suas dimensões continentais e sua extensão proporciona diversos desafios. Entre eles, temos a diversidade de desastres naturais que podem acontecer nos diferentes biomas causados por variados fatores. No verão, por exemplo, é comum que as chuvas torrenciais ocasionem deslocamentos de terra em áreas de habitação irregular.

O estudo de riscos destes eventos é feito no Brasil e no mundo afim de compreender os fenômenos que os causam e possibilitar ao máximo a prevenção de mortes nos casos onde não é possível conter a ação natural.

Baseado neste tema, o livro ‘Riscos, desastres e eventos naturais perigosos’ apresenta aos estudantes, através de 8 capítulos, as fontes e informações fundamentais sobre o conjunto de eventos perigosos, seus efeitos e impactos ao ambiente em diferentes regiões do mundo.

Assim, esta obra contempla um conjunto de informações básicas relacionado com os diferentes tipos de fontes que permitirá ao acadêmico adquirir os conhecimentos fundamentais para o entendimento da variabilidade de fontes e dos tipos de eventos perigosos, assim como das técnicas, dos métodos e dos procedimentos mais eficientes nas análises dos eventos de cada tipo de fonte. Assim, a partir desses conhecimentos básicos, das referências citadas e dos exemplos, o estudante terá condições de aprofundar seus conhecimentos de um ou mais tipos de fontes e dos possíveis eventos.” (Trecho retirado do livro ‘Riscos, desastres e eventos naturais perigosos’).