0106 post interativo celular

Conheça o livro Comunicação Móvel Celular pela visão do autor Rodrigo Cavalcanti

O livro Comunicação Móvel, lançado pela Elsevier, é uma contribuição do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (GTEL), da Universidade Federal do Ceará, ao ensino de graduação em engenharia de telecomunicações, nas disciplinas afins ao tema tratado. Confira abaixo a entrevista com um dos autores, Rodrigo Cavalcanti.

-Qual é o principal diferencial do livro Comunicação Móvel Celular?

Trata-se de uma obra escrita em português para estudantes brasileiros e de outros países de língua portuguesa. Desta forma, inclui exemplos e estudos de caso que tocam a realidade brasileira ,por exemplo, a questão da regulação. O público-alvo é o aluno de graduação e a abordagem utilizada foi concebida para ser uma introdução ao tema em seus aspectos teóricos, práticos e de prática profissional.

-Em que aspectos o livro pode auxiliar o estudante?

Comunicação Móvel Celular é um tema obrigatório em cursos de engenharia de telecomunicações e afins. Compreender os fundamentos desta tecnologia abre portas para uma atuação profissional mais sólida, bem como para estudos de pós-graduação e especialização. O livro conta com material complementar, incluindo questionários e exercícios propostos, e visa auxiliar o aluno e o professor na consolidação do aprendizado.

-Quais são os principais avanços da tecnologia móvel?

O livro trata dos fundamentos da tecnologia móvel que é aplicável a todas as gerações. A evolução dos serviços, desde a chamada de voz, passando pelas mensagens de texto e chegado aos modernos aplicativos que usam banda larga móvel. Há um capítulo sobre a tecnologia de transmissão mais atual, baseada em múltiplas antenas e múltiplas portadoras.

-Quais são os próximos avanços?

Está em estudo a 5ª geração das comunicações móveis a ser implantada nos próximos anos. Essa nova geração irá ampliar ainda mais a capacidade de acesso a internet móvel, assim como dar suporte a aplicações de IoT (Internet das Coisas).