foto giuliano alteradea

Conheça a Bia

Aconteceu no dia 20 de abril, a premiação dos três melhores projetos de inovação em bibliotecas Elsevier no SNBU 2018. Giuliano Ferreira, Universidade PUC Rio, apresentou a “Bia- assistente virtual” ao público, que lhe proporcionou a vitória do concurso.

“O projeto consiste em um sistema de chat automatizado, que roda na plataforma do Facebook Messenger para otimizar o relacionamento com os usuários. Para isso foi desenvolvido um Personagem para dar corpo e voz a um sistema controlado por inteligência artificial, o qual é capaz de auxiliar o usuário em uma série de serviços.  No caso da PUC-Rio, diversas integrações foram realizadas” conta o bibliotecário.

Giuliano explicou que a ideia de criar uma mediação entre informação e comunidade, que pudesse engajar as pessoas, foi pensada há bastante tempo, mas que apenas em 2017 surgiu a possibilidade de utilizar a tecnologia de robôs de conversação para atuar como mediador.

Bia é uma ferramenta que aperfeiçoa o trabalho das instituições justamente por direcionar as demandas. É um auxilio automatizado de 24 horas para o usuário, entretanto é importante enfatizar que para o seu bom funcionamento é de extrema importância a atuação de uma equipe capacitada.

“Foi muito gratificante poder compartilhar um pouco das nossas descobertas e experiências com o público do SNBU. O reconhecimento dessa comunidade conta muito pra gente e a Bia foi muito bem recebida! Estamos muito orgulhosos dela ter ganhado o prêmio de inovação e esperamos que mais gente se inspire no nosso projeto, e que ele sirva para incentivar a criação de robôs de conversação e sua utilização como mediadores na comunicação e no atendimento em comunidades acadêmicas, particularmente em bibliotecas universitárias” relata Giuliano.