foto premio

Conheça a Bia e os vencedores do 1a Prêmio de Inovação em Bibliotecas Elsevier

A jornada do 1a Prêmio de Inovação em Bibliotecas Elsevier foi longa e emocionante, e chegou ao fim no dia 20 de abril com a divulgação dos três finalistas no SNBU.

Giuliano Ferreira, que apresentou a “Bia: A Nova Assistente Virtual das Bibliotecas PUC-Rio”,  foi o grande vencedor do1a Prêmio de Inovação em Bibliotecas Elsevier.  “O projeto consiste em um sistema de chat automatizado, que roda na plataforma do Facebook Messenger para otimizar o relacionamento com os usuários. Além de incentivar a criação de robôs de conversação e sua utilização como mediadores na comunicação e no atendimento em comunidades acadêmicas, particularmente em bibliotecas universitárias”, conta Giuliano.

Os outros dois finalistas foram Leonilha Maria Brasileiro Lessa, da Universidade de Fortaleza, que utilizou a ​criação de uma realidade aumentada da escritora Rachel de Queiroz como maneira de incentivo à literatura e Marcello Mundim Rodrigues, que apresentou o projeto Canal SISBI-UFU que visa, por intermédio do uso de vídeos no Youtube, estabelecer um meio de comunicação que divulga os produtos e serviços do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia.

O concurso cultural buscou estimular e mostrar projetos únicos de incentivo à leitura aos profissionais da área, promovendo assim a criação continua de trabalhos que visam o desenvolvimento educacional. As placas oferecidas aos vencedores foram uma maneira de reconhecimento e homenagem, por parte da Elsevier, pelos projetos inovadores.