Confira as publicações da Elsevier na CBESA

Os livros Hidrologia e Drenagem Urbana, da editora Elsevier, serão lançados no dia 06 de outubro (terça-feira), às 12h30, e ainda contarão com uma sessão de autógrafos no estande da ABES durante o  28º CBESA – Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento, que é o maior na América Latina, ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, de 04 a 08 de outubro, trazendo a evolução da engenharia sanitária e ambiental como assunto. Os temas que serão colocados em pauta para discussão têm o objetivo de apresentar soluções e tecnologias referentes aos problemas no saneamento ambiental.

Conheça um pouco mais sobre as obras que serão lançadas na CBESA

Hidrologia

Luciene Pimentel, que é Ph.D. em Hidrologia e mestre em Engenharia de Recursos Hídricos, escreveu esta obra com o intuito de mostrar as bases mais fundamentais da Hidrologia (ciência que envolve o estudo da ocorrência da água na natureza, no planeta e nos continentes). Os temas abordados na obra vão dos movimentos e transportes que a água realiza através da compreensão do ciclo hidrológico, até a definição da qualidade da água e de sua disponibilidade como recurso hídrico, servindo tanto para as necessidades sócio ambientais, como nos aspectos econômicos e produtivos. A autora mostra nessa obra, que a hidrologia está presente direta e indiretamente no projeto de obras que envolvem o uso da água como: abastecimento de água, drenagem de águas pluviais, tratamento de esgotos e outros efluentes, diques e barragens, construção de reservatórios, obras de irrigação no cultivo de alimentos, assim como também nos estudos das ciências da Terra, Geografia e Geologia. Adicionalmente, a Hidrologia está presente no planejamento e na gestão dos recursos hídricos e de forma ampla nas ciências ambientais.

Drenagem Urbana

A obra que é de autoria de Marcelo Gomes Miguez, Aline Pires Veról e Osvaldo Moura Rezende, parte da motivação gerada pelo problema atual das cheias urbanas e considerando a importância de projetos de drenagem para o adequado equacionamento deste problema, esse livro apresenta os conceitos e trata das modificações introduzidas pelo processo de urbanização sobre o ciclo hidrológico urbano. Drenagem Urbana visa criar a base inicial de discussão e definir as causas do problema. Estabelecida esta base, o projeto tradicional de drenagem será apresentado, juntamente com uma revisão de hidráulica de canais e de redes, para dar o suporte técnico necessário ao projeto. Na sequência, será discutida a introdução de técnicas compensatórias, o projeto individual destas e a sua articulação em projetos considerados de baixo impacto, com conotação sustentável. A articulação destas soluções com a paisagem urbana, aliada a medidas preventivas de controle de uso do solo, ganha espaço nesse ponto. Por fim, a apresentação de projetos comparativos e a discussão de casos de estudo ilustrarão toda essa questão.

Informações Lançamento Hidrologia e Drenagem Urbana

Local: RIOCENTRO – Pavilhão 4 – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ – Estande da ABES

Data: 06 de outubro, terça-feira

Hora: às 12h30