Conferência do ISCSP assinala Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

Conferência do ISCSP assinala Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

A conferência “Estratégia Digital e Indústrias Criativas”, organizada no âmbito da pós-graduação em comunicação estratégica digital do ISCSP, pretende também assinalar a efeméride, tendo como objetivo contribuir para a literacia digital e para a ampliação da discussão sobre ferramentas produtivas, de interação e comunicação, de informação e conhecimento, de criatividade e empreendedorismo.

De acordo com uma nota divulgada nesta segunda-feira, pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o DMT&SI comemora-se anualmente a 17 de maio, sendo este ano subordinado ao tema “ICT entrepreneurship for social impact”, conforme definido pela União Internacional das Telecomunicações (UIT). A UIT pretende, com a escolha deste tema, revelar o potencial de empresários, start ups e pequenas e médias empresas que prestem serviços na área das tecnologias de informação e comunicação para a criação de soluções inovadoras com impacto duradouro nas economias nacionais, regionais e a nível global.

Em Portugal, as comemorações oficiais decorrem na Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC). Para além da realização de uma sessão institucional, estão previstas visitas às exposições “8 artistas” – Coleção de Arte Contemporânea da Fundação PT, “O cabo submarino num mar de conetividades” (II fase) e “Sentir a Fotografia”, da ACIS – Associação das Comunicações – Instituto Sênior, está ainda prevista uma atividade especial para o público escolar.

O evento conta, nomeadamente, com a presença de Fátima Barros, presidente da ANACOM e do conselho de administração da FPC, e de Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

De acordo com o organismo regulador do setor, os participantes nas comemorações do DMT&SI estão também convidados a visitar o espaço renovado da ANACOM na FPC, que permite conhecer a atividade desta autoridade de forma autoexplicativa. Fonte: dinheirodigital

DIA INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO E DAS TELECOMUNICAÇÕES

Originalmente a data foi criada no ano de 1865, quando representantes de 20 países da Europa encontraram-se, na cidade de Paris, na França, para fundar a União Telegráfica Internacional, com o objetivo de controlar a primeira rede internacional composta de telégrafos, que em 1930, transformou-se em União Internacional de Telecomunicações – ITU. Comemora-se no dia 17 de maio e serve para refletirmos sobre os incríveis avanços de ambas áreas que afetam positivamente a vida de todo o planeta.


Do telégrafo e com a evolução dos meios tecnológicos a comunicação tomou proporções e estruturas que vemos hoje ‘’’A constante e rápida evolução das tecnologias e um mercado fornecedores que oferece um conjunto cada vez mais abrangente de produtos e serviços requerem o contínuo descarte e recriação de ferramentas, processos de trabalho e de negócios. Esta dinâmica representa um desafio contínuo de atualização para técnicos, gestores e empreendedores no setor, as instituições de capacitação profissional, associações profissionais e até o legislador a quem cabe zelar pelo atendimento seguro das necessidades da sociedade, interesses do país e sustentabilidade da área.Se não fosse o suficiente, a ele se soma outro ainda maior que é o da aplicação destas tecnologias.” Fonte: Tecnologia da Informação e Comunicação