Começa hoje a Hospitalar e a Elsevier estreia app do ClinicalKey e parcerias com MV e WW8

Começa hoje a Hospitalar e a Elsevier estreia app do ClinicalKey e parcerias com MV e WW8

Apontada pela Frost & Sullivan como um dos fornecedores líderes em Soluções de Suporte à Decisão Clínica, Elsevier participa pela primeira vez da Hospitalar,  maior evento especializado na área da saúde da América Latina, cuja 23ª edição acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, de 17 a 20 de maio de 2016.

O App ClinicalKey foi desenvolvido para atender às crescentes necessidades dos médicos, que cada vez mais se utilizam dos dispositivos móveis ao logo do seu dia de trabalho. O App oferece acesso rápido às mais atuais e abrangentes informações clínicas baseadas em evidências para tomada de decisão em 43 especialidades médicas e cirúrgicas. Diversas informações e conteúdos médicos estão disponíveis no ClinicalKey para consulta. incluindo livros consagrados de autores renomados e periódicos de referência publicados pela Elsevier, guidelines, revisões sistemáticas, ensaios clínicos, MEDLINE, além de vídeos, imagens, procedimentos, monografias sobre drogas e materiais em português para a educação ao paciente.

As respostas fornecidas com precisão e conveniência auxiliam profissionais que já usam o aplicativo a efetivamente aprimorar o seu desempenho em termos de diagnósticos, prescrições, segurança do paciente, atualização profissional e compartilhamento de informações, acelerando o processo de tomada de decisão com a melhor relação custo-benefício para instituições de saúde, pacientes e demais envolvidos na prestação de serviços assistenciais.

No Brasil, a lista de instituições que já  utilizam o ClinicalKey inclui os hospitais Sírio-Libanês, Israelita Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, São Rafael, Instituto do Coração de São Paulo (INCOR), entre outros.

INTEGRAÇÃO AOS PRONTUÁRIOS MV E WW8

A Elsevier também apresentará durante a Hospitalar 2016 as importantes parcerias de integração do ClinicalKey com os prontuários eletrônicos das plataformas SoulMV e Athimos, das empresas MV e a WW8, respectivamente.

Os prontuários simplificam e melhoram a qualidade do registro clínico, aumentado a segurança do paciente. Integrados ao ClinicalKey, passam a fornecer as respostas que os médicos precisam em diagnósticos e tratamentos, agilizando o fluxo de trabalho. O acesso à ferramenta de buscas é feito apenas com um clique pelo botão InfoButton, incorporado aos prontuários para evitar vários logins e diferentes janelas abertas.

“A integração da plataforma ClinicalKey com o Prontuário Eletrônico da MV agregará aos nossos clientes uma excelente fonte de informação e gestão de conhecimento nos processos assistenciais, provendo auxílio na tomada de decisões e na prevenção de glosas. Serão disponibilizadas aos usuários acesso a mais de 600 jornais especializados, 1.000 livros e 17.000 vídeos de procedimentos médicos, gerando retorno qualitativo, humanitário e financeiro às Instituições”, diz o diretor corporativo de Sistemas da MV, Ubirajara Maia.

“Acredito que a interoperabilidade entre as melhores soluções de cada área é a chave para que a tecnologia contribua cada vez mais para a qualidade da saúde. Esta integração é exemplo perfeito disto. De um lado temos o Athimos, sistema especialista em registros clínicos, que se integra a outros sistemas de forma natural para o usuário, e de outro temos o ClinicalKey, que é um sistema especialista em pesquisa na maior base de literatura médica disponível”, diz o sócio-diretor da WW8 Tecnologia, Diego Corrêa. Entre os clientes atendidos pela WW8 está o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, localizado em São Paulo, hospital pertencente à Fundação Bradesco.

DESTAQUE EM RELATÓRIO DA FROST & SULLIVAN E HIMSS LA AWARDS

A Elsevier foi apontada como um dos fornecedores líderes em Soluções de Suporte à Decisão Clínica (CDSS) no relatório 2016 da consultoria Frost & Sullivan para a Organização Internacional de Padrões de Terminologia na Saúde (International Health Terminology Standards Organization – IHTSDO). A Frost & Sullivan também fez menção honrosa à empresa no relatório anual da edição AsiaPac 2015 da HIMSS, pelos esforços da Elsevier para reconhecer e incentivar as organizações de saúde a inovar com novas tecnologias.

No Brasil, estudo desenvolvido em um hospital privado no Rio de Janeiro constatou que evidências científicas fornecidas pela ferramenta de buscas ClinicalKey podem ser úteis para evitar glosas hospitalares (recusa do pagamento de despesas pelas operadoras de saúde) e, assim, reduzir gastos nas instituições de saúde, contribuindo para a sustentabilidade do setor.

O ineditismo do estudo, em um  mercado que conta com quase nenhuma informação sobre o papel de ferramentas de busca clínica na redução de despesas hospitalares, conquistou o Prêmio Inovação em Saúde do HIMSS LA 2015 e consolidou o ClinicalKey como o CDS que mais se adequa ao EMRAM, Modelo de Adoção do Registo Médico Eletrônico proposto pela HIMSS para auxiliar as instituições de saúde a alcançarem maior qualidade e governança clínica através do uso da tecnologia.