Chiavenato fala sobre Fundamentos da Administração

Chiavenato fala sobre Fundamentos da Administração

Artigo escrito por: Idalberto Chiavenato

A Elsevier lança Fundamentos da Administração, um livro essencialmente inovador, compacto e integrado sobre o complexo trabalho do administrador de nossos tempos, perpassando por todas as facetas de sua atividade nas organizações, indo desde a definição de objetivos globais a serem alcançados, estratégias criativas para alcançá-los, condução de uma miríade de planos de ação e entrega de excelentes resultados a todos os públicos estratégicos do negócio, como retorno de seus investimentos. Um trabalho coletivo que envolve uma diversidade de lideranças em uma ampla e extensa cadeia de valor para criar vantagens competitivas capazes de garantir a competitividade da organização frente ao mercado.

A obra trata exatamente daquilo que as organizações de hoje mais precisam em tempos de crise: eficiência, eficácia, produtividade, qualidade, flexibilidade, conhecimentos, habilidades, competências e, consequentemente, administração para garantir competitividade no presente e sustentabilidade ao longo do tempo.

O livro mostra como esses assuntos tem sido tratados nas últimas décadas, os desafios atuais que as organizações enfrentam, bem como as tendências que estão transformando intensivamente o mundo dos negócios fazendo com que o pensamento baseado na evolução se converta em revolucionário.

CONHEÇA MAIS OBRAS DE CHIAVENATO

Entre os desafios atuais sobressai o complexo contexto globalizado, dinâmico, mutável e competitivo em que as organizações atuam e que traz enorme ambiguidade, incerteza e transformações em seu bojo. A maioria das decisões administrativas deixa de ser intuitiva e instintiva e passa a ser baseada em abordagens analíticas de grandes volumes de dados cujossoftwares produzem insights e tendências para permitir um processo decisório mais ágil capaz de oferecer a criatividade e inovação necessárias ao mundo atual.

Daí, a necessidade imperiosa de administradores capazes de transitar com segurança e familiaridade pelos vários procedimentos administrativos, tais como:

* Planejar: de maneira antecipatória, flexível e adaptativa no sentido de acompanhar e se adiantar às constantes e incríveis mudanças que ocorrem nos mercados e  rapidamente integrá-las ao desempenho organizacional e alcançar com sucesso os objetivos estratégicos, táticos e operacionais. Isso implica em uma visão estratégica focada no mercado e nas prioridades organizacionais.

* Organizar: um ecossistema adequado para construir equipes de elevado desempenho capazes de trabalhar de maneira coletiva, integrada, consensual e holística. Isso implica em aumentar a conectabilidade dentro da organização e  incrementar todas as possibilidades da ação humana coletiva, ao mesmo tempo em que se intensifica a atividade virtual que não requer espaço ou tempo e nem centralização ou hierarquia.  

* Liderar: nunca as organizações necessitaram tanto de lideranças capazes de empoderar talentos e equipes para alcançar resultados incríveis. Dirigir hoje, significa desenvolver e engajar talentos, criar competências, propor metas e alvos, oferecer apoio e retaguarda e, sobretudo, garantir motivação, reconhecimento e entusiasmo de todos.  

* Controlar: de maneira sutil os resultados enquanto delega, descentraliza e impulsiona a ação dos líderes e de suas equipes de trabalho estimulando a colaboração e a cooperação de todos.

Nunca nosso país precisou tanto de administradores talentosos como agora.

fundamentos

CLIQUE E CONHEÇA MAIS SOBRE FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

Sobre Idalberto Chiavenato: é um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração Geral e de Recursos Humanos. Graduado em Filosofia pela USP com especialização em Pedagogia e Psicologia Educacional, em Direito pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV). É Mestre (MSC) e Doutor (Ph.D.) em Administração de Empresas pela City University of Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Foi professor da EAESP da FGV, diretor de várias empresas e professor honorário de universidades brasileiras e estrangeiras. É consultor de empresas e escreveu mais de 30 livros, quase todos publicados também em língua espanhola.