Bioetanol (1)

Bioetanol é o combustível do futuro?

Livro explica o tema e abre o debate

Muito se evoluiu na busca pela produção de combustível renovável produzido a partir de resíduos agroindustriais. Mas seria o bioetanol a solução para o Brasil? De acordo com Sergio Salles Filho, autor do livro Futuros do Bioetanol: o Brasil na liderança?, lançado pela ElsevierSalles, o futuro do bioetanol como biocombustível é incerto, pelo menos em uma perspectiva global. Muito provavelmente ele continuará sendo um combustível importante e um item de destaque na matriz energética no país.

O debate é extenso e Salles mostra em seu livro “duas questões hoje centrais para se entender o setor: o que vem acontecendo com o bioetanol no Brasil e no mundo e quais são os possíveis futuros desse biocombustível”.  O autor afirma, na obra, que é preciso analisar as múltiplas dimensões que moldam a realidade atual e que apontam para diferentes futuros. O livro traz também uma reflexão original sobre a realidade do setor no tema da inovação

“Essa realidade foi retratada em um extenso trabalho de campo que diagnosticou a prática da inovação tecnológica e não tecnológica nas principais empresas do setor. Durante mais de um ano o grupo de autores e de instituições envolvidas no Núcleo de Apoio ao Setor Sucroenergético (NAGISE) trabalhou diretamente com cerca de 80 profissionais de empresas ligadas ao setor sucroenergético que em seu conjunto representam 1/3 da produção nacional de etanol, capacitando e realizando diagnósticos e planos de inovação para as empresas.O resultado é um livro que analisa e faz diversas projeções sobre os futuros do bioetanol no Brasil, sempre com um olhar no que está ocorrendo em âmbito global” afirma o autor.