Contabilidade_Empresarial_sem_lombada

Autores comentam novo livro de Contabilidade Empresarial da Elsevier

A contabilidade é a ciência social aplicada e não uma ciência exata como a matemática. Em função dessa importante característica, a informação contábil pode ser fortemente influenciada pelo ambiente legal, cultural e econômico de cada país. De modo simples e direto, pode-se dizer que o objetivo fundamental da contabilidade é fornecer informações úteis aos seus usuários. O livro Contabilidade empresarial, da Editora Elsevier, busca atender as necessidades de quem está nesse ramo de forma dinâmica e atual, acompanhando os constantes processos de mudança do mercado sobre o assunto. Para entendermos um pouco mais sobre o assunto a Elsevier Notícias entrevistou Josir Simeone Gomes e Adriano Rodrigues, autores do título.

EN – O livro Contabilidade empresarial, segue uma linguagem mais mercadológica e busca suprir uma carência existente nos cursos de graduação, Pós-graduação e MBA. Você acredita que a obra agregue todas as informações necessárias para que esse profissional desempenhe sua função com excelência? Além desta, quais são as novidades oferecidas pela obra a quem está chegando ao mercado ou que deseja ingressar no ramo?

JSG – O livro, além de estar totalmente atualizado com relação às normas internacionais de contabilidade, apresenta uma metodologia inovadora que procura ligar a teoria à prática através de casos reais de empresas de diversos portes. É utilizado o método do aprendizado ativo onde o aluno aprende através de exemplos reais do mundo dos negócios.

AR – Primeiramente, precisamos destacar que a contabilidade passa por um intenso processo de mudança, visando adaptar a metodologia brasileira aos padrões internacionais de contabilidade. Assim, este livro foi concebido com a finalidade de fornecer informações relevantes que capacitem os atuais e futuros profissionais a exercerem suas funções de uma forma mais segura e objetiva, preparando-os à leitura e interpretação dos diversos relatórios financeiros elaborados pelos profissionais da Contabilidade. Além disso, o conteúdo do livro e os casos que serão abordados ao final de cada capítulo, encontram-se devidamente atualizados com o novo padrão contábil brasileiro, que é aprovado pelo CPC e está alinhado ao IFRS.

EN – De que maneira a obra facilitará o professor no momento de divulgação do conteúdo e o aluno no momento de aprendizado?

JSG – Para o professor a utilização de casos práticos dos mais diversos setores da economia facilita enormemente o aprendizado já que poderá utillizar os exemplos dos casos para fixar o conteúdo ao invés de cansar os alunos somente com aulas expositivas.

AR – A experiência dos autores em cursos cujo objetivo não é formar contadores, mas profissionais que sejam capazes de interpretar e tomar decisões a partir das informações oriundas dos relatórios financeiros, demonstra que os conceitos contábeis, via de regra, são de difícil assimilação por parte deste tipo especial de aluno, devido principalmente ao método de ensino utilizado pelos livros e professores. Ao concentrarem a atenção nos aspectos rotineiros de registro das operações, o tradicional débito e crédito, sem abordar corretamente o verdadeiro objetivo da contabilidade, isto é, “fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira das empresas, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica”, muitos livros e professores acabam por aumentar o desinteresse pela disciplina, impedindo que os alunos sejam capazes de vislumbrar a importância da CONTABILIDADE no processo decisório de diversos agentes. Assim, a abordagem do livro é da CONTABILIDADE como a “linguagem dos negócios”, isto é, o enfoque será da informação contábil e não da técnica contábil (o tradicional débito e crédito).

Assista também:

livro Contabilidade Empresarial por Josir Simeone Gomes

 livro Contabilidade Empresarial por Adriano Rodrigues