giambiagi

Fabio Giambiagi fará webinar para debater temas do livro Capitalismo – modo de usar

A noite de autógrafos do livro Capitalismo – modo de usar aconteceu no mês passado e, mais uma vez, o autor Fabio Giambiagi mostrou todo o seu carisma ao levar um grande público à Livraria da Travessa do Shopping Leblon. No coquetel, leitores e renomados economistas, como Pedro Malan e Gustavo Franco, aguardavam pelo momento de ter seus exemplares assinados pelo autor.

Capistalismo – modo de usar é um dos principais livros lançados pela Elsevier em 2015 e gerou grande exposição na imprensa. Para falar ainda mais sobre os temas abordados, Fabio Giambiagi fará, dia 16, às 11h, um webinar, que é palestra gratuita.

O autor também fará um tributo a um dos vários teóricos que o inspiraram no decorrer de sua trajetória profissional, o austríaco Joseph Schumpeter, por suas considerações acerca das inovações tecnológicas e seu papel renovador no capitalismo. Giambiagi mostrará ainda como essas e outras teorias apoiam as ideias levantadas na obra.

O webinar será realizado ao vivo por meio de conferência via internet e as inscrições já estão abertas (clique aqui).

Informações do autor e palestrante:

Fabio Giambiagi. Economista, com graduação e mestrado na UFRJ. Ex-professor da UFRJ e da PUC/RJ. Funcionário concursado do BNDES desde 1984. Ex-membro do staff do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID) em Washington. Ex-assessor do Ministério de Planejamento. Coordenador do Grupo de Acompanhamento Conjuntural do IPEA entre 2004 e 2007. Autor ou organizador de mais de vinte e cinco livros sobre Economia Brasileira. Assina uma coluna mensal no jornal Valor Econômico e outra no jornal O Globo.

Cadastre-se e baixe um trecho de Capitalismo – modo de usar

Livro é uma resposta às crises econômicas no Brasil

O livro, que é indicado tanto para estudantes de economia quanto para especialistas, também é uma ótima leitura para o público em geral que esteja interessado em saber um pouco mais sobre a crise econômica que vem ocorrendo no país e no mundo. A obra percorre a trajetória recente da economia do país  para  demonstrar, de forma crítica, que o Brasil tem um componente anticapitalista densamente enraizado na sociedade,  aprofundando o debate sobre como esta cultura pode explicar algumas das principais causas do subdesenvolvimento do país.

Capitalismo – modo de usar é uma análise do atoleiro político e econômico no qual o país adentrou nos últimos anos. Giambiagi busca descomplicar para os leitores, as questões de como o progresso futuro do país está rigorosamente atrelado às leis do capitalismo – com valorização da competitividade e do empreendedorismo. Além de mostrar que, para que uma economia tenha êxito no mundo moderno, cabe aos governos um papel crucial na regulação e na coordenação de certas políticas, mas a chave do dinamismo é a competição travada no campo do setor privado.