A tênue relação dos transportes com a economia do país

Entender o funcionamento de algo que impacta de maneira tão significativa em nosso próprio dia a dia muitas vezes não é algo tão simples. Como por exemplo: Quais parâmetros são adotados no planejamento dos transportes públicos para melhor atender a população? Como isso influencia na economia de todo o país? Qual a relevância da indústria de transportes para o desempenho de outras indústrias? Essas e outras dúvidas podem ser uma constante para quem tem interesse em desenvolver pesquisas em nível acadêmico, para professores que desejam montar seu cronograma de aulas, ou para pessoas que têm apenas a intenção de se aprofundar mais no assunto.

Visando sanar algumas dessas dúvidas Luiz Afonso dos Santos Senna publicou pela Editora Elsevier, o livro Economia e planejamento dos transportes. A obra abrange temas relacionados não somente a transportes públicos, mas às áreas de administração, geografia, marketing, direito, entre outros campos do conhecimento. Tudo isso para que se entenda o funcionamento deste setor que é tão importante e alinha-se a outros mais básicos como: saúde, energia e educação.

As informações apresentadas no livro estão de acordo com uma estrutura conceitual da economia e do planejamento de transportes. A expectativa de Senna em relação à obra é que ‘’ela possa contribuir para a desmistificação de muitos tópicos da economia e do planejamento de transportes, normalmente considerados complexos, fazendo uma interpretação que combina teoria e prática, apresentando não apenas o significado de cada um dos tópicos, mas também buscando orientar em relação ao caminho a ser seguido.’’