comput

A tecnologia computacional na era pós-PC

A tecnologia computacional moderna exige que os profissionais de cada especialidade entendam tanto o hardware quanto o software. Essa mudança de geração trouxe dispositivos ultraconectados, infraestrutura de nuvem e arquiteturas ARM (dispositivos de computação móveis) e x86 (computação em nuvem).

Hoje não importa mais se seu interesse principal é hardware ou software, Ciência da Computação ou Engenharia Elétrica, as ideias centrais na organização e projeto de computadores são as mesmas!

¹O andar contínuo da tecnologia ocasiona mudanças de geração no hardware de computador que agitam todo o setor de tecnologia da informação. Desde a última edição do livro, passamos por essa mudança, tão significativa no passado quanto a mudança que começou há 30 anos com os computadores pessoais. O PC está sendo substituído pelo dispositivo móvel pessoal (PMD — Personal Mobile Device). PMDs operam com bateria, com conectividade sem fios com a Internet, e normalmente custam centenas de dólares; como os PCs, os usuários podem baixar software (“apps”) para serem executados neles. Ao contrário dos PCs, eles não possuem mais um teclado e mouse, e provavelmente utilizam uma tela sensível ao toque ou até mesmo entrada de voz. O PMD de hoje é um smartphone ou um computador tablet, mas amanhã poderá incluir óculos eletrônicos.

¹Trecho retirado integralmente do livro Organizacao e Projeto de Computadores – 5ª edição.