Natu

A natureza e o tratamento da água

Em 04 de outubro é comemorado o Dia da Natureza. A data foi escolhida para homenagear São Francisco de Assis, frade católico que era apaixonado pela natureza, e promover a conscientização da população referente aos cuidados com o meio ambiente.

O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é riquezas naturais. Nós temos a maior reserva água potável do mundo! São cerca de 12% do total disponível no planeta. Porém, somente a partir da década de 1990 os órgãos ambientais passaram a exigir que as novas estações de tratamento de água fossem concebidas dotadas de unidades de tratamento de lodos gerados nos processos de separação sólido-líquido.

¹O processo de tratamento de água pode ser visto como um conjunto de manipulações da água em suas mais diferentes apresentações, de modo que esta possa ser considerada apta para o abastecimento público. Isso significa afirmar que a qualidade físico-química e microbiológica da água atende a determinados padrões de qualidade definidos por agências reguladoras.

A concepção de estações de tratamento de água que se conhece atualmente é fruto de um enorme conjunto de desenvolvimentos empíricos e científicos que ocorreram ao longo do tempo e que deverão fazer parte de nosso futuro.

¹Trecho retirado integralmente do livro Tratamento de Água.