A importância da computação e dos profissionais de informática

A informática trouxe muitos avanços, benefícios e facilidades para as pessoas, seja através de aplicativos, programas, softwares ou a própria internet. Por este motivo, a informática, que é uma área de atuação tão importante para nós, não poderia passar em branco. Assim, ficou estabelecido que 19 de outubro é comemorado o Dia do Profissional de Informática. Esta data representa uma homenagem aos profissionais que tornam os processos e a vida mais simples, permitindo novas descobertas e avanços tecnológicos que facilitam muito o trabalho e o cotidiano das pessoas.

A informática é uma ferramenta essencial para as tarefas de qualquer empresa, o mundo corporativo mantém-se quase que totalmente interligado com o online, e são os profissionais da informática que fazem com que esses dois ‘’mundos’’ trabalhem em harmonia.  Estes especialistas podem desempenhar muitas funções, atuando em diversas áreas correlacionadas. Eles são os responsáveis por tornar mais fácil e transparente a interação entre usuários e computadores, manter em funcionamento de grandes redes corporativas a um simples computador doméstico, e até mesmo criar soluções de softwares para resolver problemas mais desafiadores.

Mercado de trabalho

Atualmente muitas organizações dependem vitalmente da informática e dos serviços executados por estes profissionais. É muito difícil imaginar uma empresa sem recursos de tecnologia da informação. Isso torna o horizonte para este profissional bastante amplo e rentável, pois as tecnologias ligadas à informática estão presentes em quase todos os setores da economia. Se o candidato falar inglês terá um bônus extra e as chances de ter a contratação disputada no mercado serão muitas.

Confira a seguir algumas das áreas que esses profissionais estão aptos para atuar:

    • Administração de Banco de Dados – É o segmento que cuida de todas as informações eletrônicas armazenadas por uma empresa.
    • Administração de Redes – Setor que mantém a empresa interconectada e também ligada ao resto do mundo, através do acesso à rede local e à internet.
    • Arquitetura da Informação – É responsável por planejar a estrutura dos mais variados serviços na área de TI.
    • E-Commerce –  uma das divisões mais importantes de TI na atualidade. Envolve o desenvolvimento e manutenção de sistemas de comércio eletrônico, como os utilizados nos grandes sites de varejo, por exemplo.
    • Processamento de Dados – As atividades principais da área são controle do fluxo de informações e criação de programas que realizarão tarefas específicas das empresas.
    • Programação – Os profissionais da área são responsáveis por transformar códigos compreensíveis apenas por computadores em programas que podem ser utilizados por usuários que não tem qualquer conhecimento técnico.

Sugestão de leitura

Os profissionais de Informática terão em sua grade curricular as mais diversas matérias relacionadas à tecnologia, como : Aspectos Mercadológicos, Multimídia, Aplicação de Redes, Linguagem Técnica de Programação, banco de dados, etc. Para facilitar os estudos desses alunos que estão em processo de formação, a aperfeiçoarem seus conhecimentos na área de informática, a Elsevier Notícias destaca alguns títulos publicados pela editora Elsevier. Confira a lista abaixo:

Algoritmos, 3ED

Arquitetura de computadores, 5ED

Desmistificando algoritmos

Informática: Conceitos básicos, 9ED