comercio

A evolução do comércio mundial

Criado por meio da lei nº 12.790, de 14 de março de 2013, o Dia do Comerciário, celebrado em 30 de outubro, é considerada uma vitória histórica para os comerciantes na luta por condições de trabalho justas e igualitárias.

O comércio entre países é o que representa uma grande parcela do PIB (produto interno bruto). Esse aspecto é um dos mais importantes para a sobrevivência de uma nação.

¹O noticiário diário está cheio de referências a aspectos relacionados, como o surgimento de barreiras de novos tipos ao comércio internacional e como elas afetam negativamente a economia de terceiros países, ou a aproximação entre países em termos de preferências comerciais (sobretudo unidades geograficamente próximas, que buscam processos de integração regional). Há referências recorrentes à ocorrência de crises sistemáticas em determinadas economias, revelando um dos aspectos mais notáveis dos últimos anos — a vulnerabilidade derivada da interação das economias no plano financeiro internacional —, sem uma contrapartida de regulação e supervisão minimamente aceitáveis.

A tabela abaixo mostra a evolução do comércio mundial nos últimos anos:

¹Trecho e tabela retirados integralmente do livro Economia Internacional- 2a Edição.