agriculture

A Evolução Agrícola no Brasil

Com o aumento populacional, o crescimento de receitas e da urbanização, a demanda por alimentos deve dobrar nos próximos 40 anos e a agricultura representa um papel fundamental neste cenário. Ainda assim, esse protagonismo não é completamente vislumbrado por economistas e agentes de políticas públicas que enxergam a agricultura como um setor tradicional, de baixo desenvolvimento e ineficiente na economia.

Esse estereótipo precisa ser derrubado pra que a agricultura continue a impactar positivamente a economia nacional, pois mesmo com algumas deficiências infraestruturais a serem resolvidas, é o setor líder mundial de produção nos últimos 40 anos. Desde 1970 o Brasil é o maior exportador líquido de alimentos no mundo.

A evolução agrícola ocorrida no Brasil já serve de solução para os problemas rurais enfrentados por países africanos. Por conta das condições climáticas similares há como pesquisas realizadas por aqui aumentarem a produtividade no continente. O desenvolvimento agrícola é um processo complexo que requer organização e empreendedorismo, e o livro “Economia e Organização da Agricultura Brasileira” relata a evolução brasileira no setor e discute os desafios que devem ser enfrentados no futuro.