9 de setembro – Dia do Administrador

9 de setembro – Dia do Administrador

O administrador é responsável por estudar e sistematizar as práticas e técnicas que são usadas para poder administrar um projeto ou empreendimento. No Brasil, os administradores têm como profissional patrono Belmiro Siqueira. Os profissionais que primeiro contribuíram para a área da Administração foram Henri Fayol, Frederick Taylor, Max Weber e Henry Ford, que desenvolveram teorias para esta área do conhecimento.

Esta profissão foi regulamentada em 9 de setembro de 1965 no Brasil, mesma data em que hoje é comemorado o Dia do Administrador, como homenagem à todos estes profissionais.

¹CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

A palavra administração tem sua origem no latim (ad, direção para, tendência, e mister, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa a função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro. Esta velha conotação de supervisionar ou de apenas tomar conta de algum empreendimento, departamento ou de pessoas está totalmente ultrapassada e obsoleta. As organizações em geral e as empresas em particular hoje precisam muito mais do que isso.

Hoje a administração lida com organizações em geral e com empresas em particular. Organizações e empresas precisam ser administradas para serem bem-sucedidas e a administração constitui a maneira pela qual se utilizam os diversos recursos organizacionais – humanos, materiais, financeiros, informação e tecnologia – para atingir elevado desempenho através das competências disponíveis e alcançar os objetivos desejados. A administração também pode lidar com áreas ou funções empresariais, como marketing, finanças, produção ou operações, recursos humanos, etc. Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz. Sem ela, as organizações jamais conseguiriam funcionar a contento. Daí a importância fundamental da administração.


¹ Trecho retirado do livro Fundamentos de Administração, Idalberto Chiavenato, Elsevier