1111 1111 – Dia do Programador

1111 1111 – Dia do Programador

Por trás de todo site ou software, existe um programador que fez, através de seu trabalho, com que todo o sistema fosse executado perfeitamente. Para homenagear os desenvolvedores um dia do ano foi dedicado a esses profissionais.

A data que é normalmente comemorada em 13 de setembro em diversos países do mundo, este ano será celebrada no dia 12, por se tratar de um ano bissexto, e o Dia do Programador sempre será  comemorado no 256º dia do ano, pois “256” é o número de valores que podem ser representados em um byte de 8 bits.

¹O QUE É UM PROGRAMADOR DE COMPUTADOR?

Computadores são ferramentas de uso comum hoje em dia – praticamente qualquer atividade humana se beneficia ou pode se beneficiar do uso de computadores. Computadores podem automatizar tarefas como armazenar e manipular valores em contas bancárias ou cadastros de alunos, efetuar cálculos complexos ou repetidos com rapidez e confiabilidade, armazenar e procurar informações em grandes volumes de dados, facilitar a comunicação entre pessoas de diversas formas e também nos entreter com jogos e conteúdo multimídia.

O que faz um computador ser capaz de efetuar estas tarefas são seus programas ou aplicações. Os programas que um computador pode executar dizem a ele o que deve ser feito com seu hardware (seus componentes e periféricos: ler e escrever em arquivos em um disco, exibir informações em um monitor, efetuar cálculos usando o processador, ler a posição do mouse ou caracteres do teclado, enviar ou receber dados para um periférico ou pela rede etc.

Programas são conjuntos de comandos e regras que um programador deve conhecer para poder manipulado os recursos de um computador. Programas são escritos usando linguagens de programação, que definem regras específicas e bem determinadas, e um conjunto de operadores e comandos que podem ser usados. O conteúdo dos programas, escrito por programadores de forma que outros programadores possam ler e entendê-los, também é chamado de código ou código-fonte.

Para que o código seja executado por um computador, ele deve ser traduzido da linguagem de programação (usada pelo programador) para uma linguagem que possa ser compreendida diretamente pelo computador através de um compilador. O desenvolvimento de programas envolve um ciclo de atividades conhecido informalmente como editar – compilar – executar: o programa deve ser escrito (editado) em uma linguagem de programação, deve ser compilado (transformado em um formato diferente) para que o computador possa compreendê-lo e finalmente deve ser executado para verificarmos seu funcionamento. O ciclo deve ser repetido até que os resultados sejam satisfatórios. Ambientes modernos de desenvolvimento permitem a integração das etapas do ciclo, possibilitando a edição, compilação automática e execução das aplicações em poucos comandos.

Código escrito incorretamente, ao ser compilado, pode causar erros de compilação, que indicam que trechos do código não puderam ser traduzidos para uma linguagem apropriada para execução pelo computador. Mesmo códigos compilados corretamente podem apresentar erros da execução, causados por falhas na lógica usada pelo programador ou por situações inusitadas, como, por exemplo, valores inesperados entrados no programa. Bons programadores são capazes de interpretar e corrigir rapidamente erros de compilação, e devem tentar prever ao máximo os erros de execução que podem ocorrer em seus códigos.

Programas processam dados: valores em uma conta bancária, caracteres entrador por um teclado, pontos em uma imagem, valores numéricos para cálculos, objetos em jogos. O paradigma de programação orientada a objetos considera que os dados a serem processados e os mecanismos de processamento destes dados devem ser considerados em conjunto, A criação de modelos que representam conjuntamente dados e operações usando estes dados é descrita na próxima seção.

¹ Trecho retirado do livro Introdução à Programação Orientada a Objetos Usando Java 2ED