received_954407347915295

09 de setembro – Dia do administrador

Quarta-feira, dia 9, é o dia do Administrador. Mas você sabe por que é nesse dia que os profissionais são lembrados? A resposta é muito simples: foi no dia 9 de setembro de 1965 que a lei que criou, oficialmente, a profissão Administrador no Brasil foi assinada, sendo instituída pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68.

Os profissionais de administração, dentre tantas habilidades empresariais, devem saber utilizar princípios e técnicas buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Estes profissionais também devem saber lidar com pessoas de forma eficiente, negociando e solucionando conflitos.

São eles que planejam o futuro das organizações, traçam estratégias e gerenciam o dia a dia das empresas. Cabe também aos administradores organizar e coordenar  suas equipes e ações. Além disso, são eles os responsáveis por controlar atividades e processos, na tentativa de atender às necessidades dos investidores, clientes e consequentemente, da sociedade em geral.

Para comemorar e aprender

Pensando nessa data tão especial, a Elsevier Notícias separou duas indicações de livros para aqueles que já atuam na área e também para os futuros profissionais de administração adquirirem mais informações e se aperfeiçoarem continuamente. Confira as dicas:

Recursos Humanos 10ªED

Best-seller do administrador Idalberto Chiavenato, a obra Recursos Humanos 10ªED é uma ferramenta muito útil para os gestores no momento atual do país. Um dos destaques do livro é a ampliação da abordagem sobre avaliação do desempenho, assunto que ganhou nova dimensão nos últimos anos e merece mais atenção das empresas que querem não só aumentar a produtividade, mas estimular a criatividade e a inovação – ingredientes fundamentais para ser competitivo.

Para Chiavenato, gestores inteligentes que saibam definir o papel das organizações privadas ou públicas, industriais ou prestadoras de serviços, lucrativas ou não, grandes ou pequenas é o primeiro passo para que o capital humano seja melhor cuidado, hoje e sempre.

Administração estratégica 3ªED

Neste livro os autores, professores reconhecidos nacionalmente por sua atuação nas áreas acadêmica e profissional, oferecem um texto que vai além dos demais encontrados no mercado por oferecer, ultrapassando a teoria encontrada nos clássicos internacionais, uma série de estudos de casos, exercícios e exemplos que, de fato, espelham a realidade brasileira.

O diferencial desta edição da obra, é a inserção de QR Codes que remetem a filmes, em geral produzidos pelos autores, e que trazem uma nova dimensão ao livro físico, transcendendo a experiência da leitura para outras mídias.