03-de-outubro-dia-mundial-do-dentista

03 de outubro – Dia Mundial do Dentista

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Dentista, a data foi selecionada para homenagear o profissional especializado no estudo e tratamento dos dentes, gengivas, ossos da face, mastigação, alinhamento dos dentes, profilaxia, etc, bem como das doenças a eles relacionadas, além, de claro, melhorarem a autoestima. O dentista tem como função profissional manter os dentes dos pacientes  saudáveis, e para isso é necessário consultas periódicas ao consultório para o monitoramento da saúde dental.  

A primeira escola de Odontologia do mundo (Baltimore College of Dental Surgery) foi criada em 1840, nos Estados Unidos. Após sua fundação, vários profissionais puderam levar seus conhecimentos a outros lugares do mundo, expandindo a ciência. No Brasil, o ensino odontológico iniciou-se ligado às faculdades de Medicina no Rio de Janeiro e na Bahia no ano de 1884.

O exercício da profissão no Brasil foi regulamentado em agosto de 1966 pela Lei nº 5081. Segundo essa lei, só é permitido exercer a profissão aqueles que forem “habilitados por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.”

ALGUMAS DICAS PARA MELHORAR A SAÚDE DENTAL:

– Visite seu dentista regularmente e converse sobre o número de visitas anuais;

– Escove os dentes adequadamente e utilize uma escova que permita a escovação dos dentes localizados no fundo da boca;

– Use fio dental;

– Faça uma alimentação saudável e sempre escove os dentes após as refeições.

INDICAÇÕES DE LEITURAS

CIRURGIA ORAL E MAXILOFACIAL CONTEMPORÂNEA 6ED

A obra possui: descrições detalhadas das técnicas básicas de avaliação, diagnóstico, e procedimentos, permitindo a imediata aplicação clínica; Ilustrações abrangentes de técnicas cirúrgicas, criadas a fim de tornar os procedimentos facilmente compreensíveis para os leitores; Informações sobre aspectos biológicos de procedimentos cirúrgicos, preparando o leitor para compreender e reagir a situações cirúrgicas na prática clínica; Visão Geral de procedimentos cirúrgicos complexos.

ENDODONTIA 4ED

A obra possui abordagem de diversos tópicos endodônticos com gradientes de profundidade, a obra dos renomados autores Hélio Pereira Lopes e José Freitas Siqueira abrange leitores em todos os níveis de formação: alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, clínicos gerais, especialistas e professores.

PATOLOGIA ORAL E MAXILOFACIAL 4ED

O livro possui uma cobertura abrangente e inovadora que inclui uma descrição de cada lesão ou doença, e a discussão de suas apresentações clínicas e/ou radiográficas, os recursos histopatológicos, o tratamento e o prognóstico.